sábado, 29 de dezembro de 2007

Novas regras para motociclistas


A partir da próxima terça-feira, motociclistas do Brasil todo terão que cumprir novas normas de segurança no trânsito. Os motociclistas, condutores e passageiros terão que usar capacetes com selo do inmetro. Viseira com película está proibida. É pra garantir a maior visibilidade possível. À noite, só será permitida a viseira no padrão cristal, ou seja, totalmente transparente.

Na cor fumê, só para durante o dia.E, no caso do capacete sem a viseira, será obrigatória a proteção para os olhos, mesmo para quem usa óculos de grau ou de sol.E mais: o capacete deverá ter adesivos que refletem a luz nas laterais e atrás. A multa para o
motociclista infrator será de R$ 127 e cinco pontos na carteira. Uma outra
exigência: capacete afivelado.

Capacetes permitidos para uso de condutores e
passageiros de Motocicletas

Entende-se como Capacete para condutores e passageiros de motocicletas e similares, todo aquele regulamentado pela Portaria Inmetro nº 086. E o Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN diz que a fabricação tem que estar de acordo com a norma brasileira NBR 7471.

Os capacetes regulamentados atendem às exigências da Norma que, entre outros pontos, exige a proteção da chamada área auditiva e passam por rigorosos testes de segurança.


Segundo o diretor técnico do Imeq-PB, Percival Henriques, alguns modelos de capacetes só servem como adereço e não têm a função de proteger, pois não envolvem toda a cabeça, não protegem o queixo e muitas vezes não têm visor. “O mais comum é vermos motoqueiros usando aquele tipo de capacete que só cobre parte da cabeça, que é chamado de “coquinho” que não é
regulamentado e não atende à legislação em vigor, que trata as questões de segurança. Caso o condutor da motocicleta esteja usando este tipo de capacete, estará sujeito a multas.

Os médicos dizem que o produto inadequado aumenta a gravidade
dos traumas, em caso de acidente.


São quatro os modelos regulamentados de capacetes para motocicletas. O integral (fechado), o misto (queixeira removível), o modular (frente móvel) e o aberto, sem a queixeira (proteção para o queixo). E devem conter na parte de trás o selo com as logos do Inmetro e do OCP - Organismo de Certificação do Produto: “Vai atestar que o equipamento, o capacete passou pelos testes mínimos e obrigatórios para garantir a segurança do usuário”, explica o gerente Elvécio Zenóbio de revendedora de motos em S.Paulo.
Os capacetes regulamentados têm o seu berço interno protegido com uma
camada espessa de isopor, espuma e tecido antialérgico, que permitem
maior absorção do impacto, em caso de queda.
Mercado tem opções de modelos e preços

Os preços de capacetes originais, que recebem o selo do Inmetro e que garantem segurança e conforto não são muito acessíveis. Por isso, os motoqueiros acabam optando pela economia e, às vezes, pondo a vida em risco. O modelo de capacete considerado mais seguro por usuários e especialistas do ramo é o capacete fechado, mas muitas pessoas insistem em utilizar modelos abertos, que oferecem pouca proteção. “Os capacetes utilizados inadequadamente partem do mercado paralelo e não vêm com o verdadeiro selo do Inmetro”, esclareceu o gerente de peças de uma revendedora de motos em João Pessoa,PB, Gabriel Garcia.


Segundo o gerente, quatro modelos dominam o mercado e eles custam bem mais que os modelos vendidos para a prática de esportes radicais. "O primeiro mais vendido é o modelo Cross (chamado de três esportes), que custa em média R$ 308,00. Já o modelo Estrada (com especificações para o trânsito) vem em segundo lugar e custa cerca de R$ 200; o Flay(automático), próprio para passeio, é o terceiro mais vendido, e o valor varia de R$ 90,00 a R$ 120,00. Por último vem o Aberto, que é menos indicado e está custando cerca de R$ 70,00", informou.
O modelo Estrada é o mais fácil de identificar por ser fechado e ter formato que proporciona maior resistência. Geralmente, são os mais caros por oferecerem maior proteção e funcionalidade (canais de circulação de ar, forros removíveis, viseiras destacáveis etc). O modelo Flay tem pouca saída pelo fato de em 30 anos não ter passado por nenhuma modificação, como explica Gabriel.

De acordo com Garcia, na hora de escolher um capacete devem ser levados em conta alguns itens, como conforto, camada exterior, camada de proteção interior, forro, sistema de ventilação, sistema de fecho de segurança, espaço para as orelhas, viseira, entre outros. "Quando experimentar um capacete, use-o pelo menos durante cinco minutos antes de o retirar. Depois de retirá-lo, confira se ficou com alguma marca vermelha no rosto. O capacete deve ficar bastante justo, mas sem ultrapassar o ponto do desconforto", explica.
Fonte: Inmetro, Site Perkons e Tv Globo.

PRF’s de Simões Filho detêm casal de menores fugitivos

Policiais Rodoviários Federais lotados em Simões Filho/BA, identificaram um casal de menores no Posto Subaé, durante uma fiscalização de rotina no Km 527 da BR 324, por volta das 15h30m do dia 28 de dezembro.

Os menores L. S. A., 16, natural de Jaguarari/BA e M. S. S., 14, natural de Jaguarari/BA, pareciam perdidos quando foram abordados pelos PRF’s. Durante a entrevista, a equipe descobriu que os mesmos estavam fugindo de casa, pois os pais não aceitavam o namoro.

Eles saíram de Jaguarari/BA no dia 27 de dezembro pela manhã de carona, chegaram a Salvador/BA e ficaram em uma praia até o dia seguinte. Os PRF’s encontraram o casal quando eles estavam voltando para casa. Os menores foram levados para o Posto de Simões Filho, para que aguardassem a chegada de seus pais, já que a equipe não conseguiu entrar em contato com os órgãos responsáveis.
Fonte: Insp. Marcus Vinicius Almeida

NPF Del 10/01