sexta-feira, 14 de março de 2008

Câmara aprova tributação simplificada para “sacoleiros”

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (13) substitutivo ao Projeto de Lei 2105/07, do Poder Executivo, que cria o Regime de Tributação Unificada (RTU) para a importação de mercadorias do Paraguai por via terrestre.

Foi firmado um acordo para que o projeto fosse votado sem destaques, uma vez que havia apoio da maioria dos deputados, e a matéria foi aprovada por votação simbólica. A proposta segue para o Senado.

Na avaliação do deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA), o projeto aprovado, de autoria do governo federal, contribuirá para regularizar e regulamentar as atividades comerciais, principalmente de micro e pequenos empresários que atuam com importações, os chamados “sacoleiros”.

O parlamentar cita, como exemplo, "os empresários de Feira de Santana, do setor conhecido como Feiraguai, que agora terão a possibilidade de aderir ao Regime de Tributação Unificada e dar um impulso ao comércio local e regional”.

Pagamento unificado

Pelo projeto, haverá pagamento unificado de impostos e contribuições federais incidentes sobre a importação, por meio de débito em conta-corrente bancária do habilitado no RTU, observado o limite máximo de valor das mercadorias importadas por habilitado, por ano-calendário, fixado pelo Poder Executivo. A adesão ao regime é opcional.

Limites à importação

O projeto estabelece que somente poderão ser importadas por este Regime mercadorias relacionadas pelo Poder Executivo. É proibida a importação de armas e munições, fogos de artifícios, explosivos, bebidas, inclusive alcoólicas, cigarros, veículos automotores em geral e embarcações de todo o tipo, inclusive suas partes e peças, medicamentos, pneus, bens usados e bens com importação suspensa ou proibida no Brasil.

A entrada das mercadorias no território aduaneiro somente poderá ocorrer em ponto de fronteira alfandegado habilitado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Advogados de Suzane Richthofen perdem ação contra "Fantástico"

Redação Portal IMPRENSA

A 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo negou recurso aos advogados de Suzane von Richthofen, que pretendiam receber uma indenização de R$ R$ 10 mil da TV Globo pela exibição de conversas "em backstage" com a cliente, no programa "Fantástico", em entrevista veiculada no dia 9 de abril de 2006.

Na ocasião, Suzane aparece infantilizada e é orientada a chorar pelos advogados. Ela estava fora do ar, mas foi registrada pelas câmeras. Ela ainda não havia sido condenada pelo homicídio dos pais, Manfred e Marísia, juntamente com os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, a penas que ultrapassaram os 30 anos de prisão.

Após a veiculação das imagens, a conduta dos advogados foi questionada e analisada por uma comissão de sindicância instalada pela seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que concluiu não ter havido infração ética por parte dos defensores, Mário Sérgio de Oliveira, Mário de Oliveira Filho e Denivaldo Barni.

A comissão entendeu que a emissora violou os direitos dos advogados de manter conversas sigilosas com sua cliente. "Violou-se, indiscutivelmente, o sigilo das relações cliente-advogado, levando-se ao ar imagens e sons gravados, com antecedência, o que permitiria que o alegado equívoco de gravação fosse extirpado da fita pelo "Fantástico", em cumprimento da lei a que todos estamos obrigados", concluiu o parecer da OAB.

A 6ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) garantiu a retirada completa da fita contendo a gravação dos autos. Os advogados de Suzane tentaram, então, receber uma indenização por danos morais e materiais, alegando que perderam clientes após a divulgação das imagens. Contestaram ainda que a edição feita pela emissora prejudicou a verdade dos fatos e, conseqüentemente, a imagem de Suzane.

O pedido foi negado inicialmente pela 3ª Vara Cível Central de São Paulo e, agora, pela 4ª Câmara. Segundo o desembargador relator, Maia da Cunha, os advogados sabiam que a entrevista, realizada durante três dias seguidos, deveria ser editada para poder ser veiculada pelo programa.

As informações são do site Última Instância.

=========================================================

Outras notícia relacionadas ao assunto acima.

- Advogados de Suzane Richthofen perdem ação contra "Fantástico"
- Emissora de Ratinho, no Paraná, estréia na próxima segunda
- Amaury Jr. estréia programa com platéia interativa na RedeTV!
- Imprensa cubana culpa Estados Unidos por deserção de jogadores
- "Os jornalistas precisam ser flexíveis", afirma diretor de jornalismo multimídia da BBC
- Giovana Antonelli perde ação contra SBT
- Rádio comunitária de Heliópolis consegue autorização para funcionar
- Mariana Kupfer perde ação por danos morais contra RedeTV!
- Record decide não disputar o direito de transmissão do Campeonato Brasileiro
- Revista norte-americana faz edição impressa apenas com conteúdo online