quarta-feira, 20 de julho de 2011

Hospital Estadual da Criança já atendeu cerca de 110 mil pacientes

Foto: Adenilson Nunes/SECOM
Em onze meses de funcionamento, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, a 110 km de Salvador, já atendeu cerca de 110 mil pacientes. A unidade entrou em funcionamento no dia 27 de agosto de 2010 e atualmente dispõe de 108 leitos de internamento, sendo 20 de UTI. Além disso, a emergência oferece mais 37 leitos. Somente neste setor foram feitos 27.462 atendimentos - uma média de 100 pacientes por dia.
Os números foram apresentados nesta quarta-feira (20), durante a visita do governador Jaques Wagner, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, ao hospital. De agosto de 2010 a junho de 2011, foram feitos 78.186 exames diagnósticos, entre laboratório de análises clínicas, ultrassonografia, eletrocardiograma, eletroencefalograma, ecocardiograma e Raios-X, e mais de 1.023 cirurgias de média e alta complexidade no HEC.
A comitiva circulou pelas dependências da unidade hospitalar por mais de uma hora e conversou com pacientes. O ambulatório funciona plenamente, com especialistas nas áreas de ortopedia, hebiatria, endocrinologia, nefrologia, pneumologia, pediatria geral, hematologia, fisioterapia, fonoaudiologia, gastroenterologia, neuropediatria, dentre outras.
O Hospital da Criança estará em plena capacidade de atendimento até 2012, quando os 280 leitos de internamentos estarão disponíveis para atender a faixa etária de 0 a 18 anos, em diversas especialidades.
O governador Jaques Wagner falou que o HEC é um hospital de excelência, de grande porte e instalado fora da capital, atendendo a todo o estado, com bons serviços e médicos em várias especialidades para tratar de crianças. “Não existe um hospital como esse em outro lugar. O presidente se emocionou com o que viu.”

O ex-presidente Lula disse que o HEC é referência para todo o país. “O hospital deve ser motivo de orgulho para o povo da Bahia e para o povo de Feira de Santana. Um exemplo para todo o Brasil”. Ele comentou ainda que não pôde participar da inauguração, mas que fez questão de vir agora para conhecer as instalações. “Eu cheguei a vir para a Bahia, mas o helicóptero não pôde levantar voo de Salvador porque chovia muito.”
Lula lembrou que a Bahia foi o último estado que ele visitou antes de deixar a presidência; na oportunidade, ele assinou os contratos que marcaram um milhão de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida.

Fonte SECOM/BA

Governador Jaques Wagner e ex-presidente Lula visitam Dona Canô

Vestida de branco e conversando bastante, Dona Canô recebeu nesta quarta-feira (20), em sua casa, no município de Santo Amaro da Purificação, a visita do governador Jaques Wagner, acompanhado da primeira-dama Fátima Mendonça e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante o encontro, Dona Canô entregou ao ex-presidente um projeto sobre a despoluição do Rio Subaé. “Este é mais um estudo sobre a despoluição do rio, que sempre foi o compromisso de Lula. Ele também demonstrou bastante preocupado com a saúde de Dona Canô, querendo saber se ela estava bem. Foi uma conversa de amigo, entre duas pessoas que se admiram”, disse o governador.

O encontro durou um pouco mais de uma hora, mas, segundo Dona Canô, foi inesquecível. “Lula gosta mesmo de mim. Não há interesse nenhum, é amizade. Foi a melhor visita do Brasil”. O encontro com a matriarca dos Velloso foi para saber sobre a saúde. Ela esteve internada no Hospital São Rafael, após apresentar problemas respiratórios.

“Hoje é dia do amigo e decidi visitar uma amiga. Eu tenho um carinho muito grande por Dona Canô e quando soube de sua internação fiquei preocupado. Graças a Deus ela está saudável, melhor, com vontade de falar. É uma alegria vir aqui. Agradeço a Deus esta oportunidade de estar com ela”, afirmou Lula.

Fonte Secom/Ba

Lula evita política e visita mãe de Caetano Veloso

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, visitou hoje, quarta-feira, a dona Canô Veloso, mãe de  Caetano Veloso e Maria Bethânia ao saber da sua recuperação de uma traqueobronquite.

  Aproveitando a visita, Lula brincou com o vexame da  Seleção Brasileira de futebol na Copa América, despachada pelo Paraguai após os jogadores perderam quatro pênaltis. O ex-presidente aconselhou  instalar na cidade uma "escolinha de futebol para ensinar os jovens a bater pênalti e evitar a repetição do vexame no futuro".  Disse não querer falar da crise do Ministério dos Transportes quando o assunto descambou para a política  alegando que a visita era em homenagem à família de Caetano Veloso. Seguiu para Feira de santana acompandado do  governador da Bahia, Jaques Wagner (PT) para uma visita ao Hospital Estadual da Criança (HEC). A unidade entrou em funcionamento no dia 27 de agosto de 2010 e, em onze meses de atividades, já atendeu 109.147 pacientes.