quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Divulgada a lista de aprovados no prosel 2008.1

A Uefs divulgou o resultado do processo seletivo 2008.1. A relação com os nomes dos aprovados pode ser consultada no portal www.uefs.br (clique ao lado em Processo Seletivo). Quem desejar, pode consultar as listas afixadas no hall do prédio da Administração Central da Uefs (campus) e no Shopping Iguatemi-Feira.
Uma curiosidade que chamou a atenção foi o número de candidatos aprovados (777), menor que as vagas oferecidas (829). O pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Alves Pereira, explicou que em alguns cursos, como o de Física, de baixa concorrência, apenas 21 candidatos conseguiram aprovação. Este curso oferece, em cada processo seletivo, 40 vagas.

Dentro das políticas de ações afirmativas da Uefs, foram aprovados dez candidatos de comunidade indígena e um de quilombola, inclusive para cursos concorridos, como Medicina, Odontologia e Enfermagem. O sistema de cotas reserva 50% das vagas para quem cursou o ensino médio e pelo menos dois anos entre a 5ª e 6ª série em estabelecimento da rede pública. Destas, 80% são destinadas para estudantes que se declaram afro-descendentes. Além disso, são duas vagas a mais, por curso, para indígenas e quilombolas.

As matriculas serão realizadas no período de 2 a 16 de junho de 2008 e as aulas começam em setembro. Também pelo portal www.uefs.br (seção Processo Seletivo) os aprovados podem consultar a relação dos documentos necessários à matrícula.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 13 de fevereiro de 2008.

Telefonia celular tem novas regras a partir de hoje

Entram em vigor nesta quarta-feira novas regras para prestação dos serviços de telefonia celular no País. Entre as principais mudanças está a ampliação do prazo máximo de validade do cartão pré-pago de 90 dias para 180 dias e a obrigatoriedade de as operadoras devolverem em dobro e com juros e correção as cobranças indevidas.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou as novas regras em agosto do ano passado. De acordo com a agência, elas são fruto de consultas públicas para adequar o serviço ao Código de Defesa do Consumidor.
Com relação ao crédito para os planos pré-pagos, além do aumento da validade, os créditos bloqueados por fim do prazo de validade do cartão devem ser revalidados a cada nova recarga. Se após 180 dias o cliente tiver um saldo inutilizado, este crédito volta a ficar ativo com a compra de novos minutos.
Os clientes de serviço pré-pago, também terão direito de fazer chamadas a cobrar até 30 dias após o vencimento dos créditos.
No que diz respeito ao cancelamento do serviço, as operadoras terão um prazo máximo de 24h, a partir da solicitação do usuário, para cancelar a linha. O fim do serviço poderá ser solicitado em postos de venda da operadora, correspondência registrada, telefone e mensagem de texto.
A partir de hoje também será ampliado de 30 para 45 dias o prazo para suspensão do serviço por atraso no pagamento. A operadora também precisa esperar 15 dias a partir da data do envio da notificação de rescisão de contrato ao cliente devido à falta de pagamento para colocá-lo em listas de serviço de proteção ao crédito.
O usuário também será obrigado a notificar a perda ou roubo do aparelho. A medida visa evitar que os celulares sejam usados para a prática de crimes sem que seja possível a identificação de seus proprietários.