segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Defensoria intervém em 8 casos de pessoas presas em flagrantes

A Defensoria Pública do Estado da Bahia registrou, das 20h de ontem (2) às 17h50 de hoje (3), 10 ocorrências no plantão da Central de Atendimentos de Flagrantes (Ceaflan), instalada na sede da instituição, situada na Rua Pedro Lessa, 123, Canela. Os casos já estão sendo encaminhados para a Justiça.

Segundo o coordenador de trabalhos da Ceaflan neste domingo, defensor Gustavo Soares, a Defensoria fez 6 intervenções nos 10 casos, dando entrada em 2 pedidos de relaxamento de prisão, 3 fianças e 1 pedido de liberdade provisória. Além desses, foram feitos também dois pedidos de relaxamento, sendo resíduos do plantão do dia anterior. Nos outros casos a Ceaflan não pôde intervir. Os flagrantes foram regulares e comunicados em tempo oportuno – a lei prevê o máximo de 24 horas.

No Observatório da Discriminação Racial e da Violência Contra a Mulher, que está funcionando no prédio da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) (Ladeira de São Bento), a Defensoria Pública atendeu 4 casos até o início da noite de hoje.
Fonte: Agecom/Bahia

Preconceito aliado a desumanidade

O título é do portal bahia. A matéria é da Agecom.


Ambulantes e catadores são as maiores vítimas da violência racial

Os ambulantes e catadores são as maiores vítimas da violência racial e contra a mulher registradas pelo Observatório Racial e de Violência contra a Mulher desde o início do Carnaval. Das oito ocorrências anotadas, a maior parte envolveu casos de agressão, física ou verbal, com pessoas que trabalham no Carnaval.

Entre os casos registrados destacam-se problemas com a fiscalização das licenças de venda de bebidas e outros produtos, negligência policial para com trabalhadores que passaram mal nas ruas, ou brigas entre trabalhadores e foliões. Segundo o Observatório, o que há de comum entre todas as ocorrências registradas é que as vítimas são negras e, em muitos casos, mulheres.

Pesquisa divulgada hoje pelo Observatório revela que 88,16% dos catadores e ambulantes presentes no circuito do Carnaval ganham menos que três salários mínimos, sendo que 38,16% das famílias recebem até um salário. Os dados referem-se ao terceiro dia de apuração da equipe montada pela Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado (Sepromi) e Secretaria Municipal de Reparação (Semur).

Com coordenação do professor Carlos Alberto Costa Gomes, a pesquisa coletou dados sobre a renda média, a dependência na estrutura familiar e a saúde dos catadores e ambulantes durante o Carnaval.
O Carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do planeta. Criado e mantido pelo povo, trata-se de uma manifestação espontânea e livre, onde o carnal, o lúdico e o físico se misturam com a emoção e a ginga dos baianos que conseguem renovar a folia a cada ano.

O som eletrizante do trio é a deixa para que nos três circuitos (Osmar (Avenida), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico)) haja uma verdadeira explosão de alegria. Os blocos afro, com seus tambores e o som orientalizado dos afoxés são um contraponto para essa festa plural – porque rica de ritmos, estilos e manifestações artísticas – e singular porque única.


O Carnaval de Salvador atrai multidões. São mais de dois milhões de foliões – baianos e turistas) e cerca de 227 entidades (16 afoxés, 41 afros, 15 alternativos, 45 blocos de trio, 03 especiais, 02 de índios, 07 infantis, 17 pequenos grupos, 33 de percussão, 06 orquestras, 12 de travestidos e 30 trios independentes) cadastradas na Emtursa – Empresa de Turismo S/A, que organiza a festa.


Leia mais: Itapoan On Line

Corpo de Bombeiros registra 144 ocorrência nas últimas 24 horas

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar registrou nas últimas vinte e quatro horas de serviço (das 08h de ontem (3) até às 8 de hoje) um total de 144 ocorrências pelo. Destas, 99 foram registradas nos Circuitos do Carnaval (Batatinha, Dodô e Osmar), 19 foram registradas fora dos circuitos e 26 no interior do Estado.

O pequeno aumento verificado em relação às ocorrências registradas nos dias anteriores se atribui ao início do desfile dos principais blocos de trio no Circuito Osmar (centro). A exemplo do verificado em anos anteriores e na data de ontem, predominaram entre as ocorrências verificadas nos circuitos as do tipo coma alcoólico e desmaio/mal-estar, provocados principalmente pela ingestão imoderada de bebidas alcoólicas e à excessiva exposição ao sol. As principais ocorrências verificadas fora dos circuitos foram as de acidentes de veículo (atropelo/colisão/vítimas presa em ferragens), além das consideradas corriqueiras, como incêndio em vegetação, muito comum em Salvador nessa época do ano.

Uma das ocorrências de maior relevância verificada pelo Corpo de Bombeiros diz respeito ao resgate que foi realizado para socorrer o turista israelense Eli Cohen, hoje por volta das 04h25, que caiu do trio elétrico Novos Bárbaros. A vítima foi atendida pela Patrulha de Atendimento e Socorrismo e conduzida em seguida para o Hospital Geral do Estado

Fonte: Agecom/Bahia

Veja a programação da avenida

Angelo Gonzalez, do ITAPOAN ON LINE

Mesmo sem o Camaleão e a banda Chiclete com Banana, que se apresentam no circuito Dodô (Barra Ondina), a expectativa é de um domingo agitado no circuito Osmar (Campo Grande Avenida) no domingo, quarto dia do carnaval. Os camarotes e arquibancadas estão lotados para o desfile dos grandes blocos carnavalescos de Salvador.

A programação par hoje será:
Rapazzola, no Inter; Ivete Sangalo, no Corujas; Babado Novo no Papa Léguas; banda Eva, no Eva; banda Cheiro de Amor, no Cheiro, Psirico, no Pinel; Parangolé, no Traz a Massa; Motumbá, no Beijo; Pagodar`t, no Mel, Margareth Menezes que vai puxar o Bloco da Cidade. À noite, o som do Araketu e a ginga do Commanche do Pelô e do Apaches serão outros destaques.

Turistas invadem a capital do carnaval

Angelo Gonzalez, do ITAPOAN ON LINE

A estimativa da Empresa de Turismo de Salvador (Emtursa) é de que entre 450 a 500 mil visitantes desembarquem para passar o Carnaval na cidade, sendo cem mil estrangeiros, lotando a rede hoteleira em sua quase totalidade. Outros se hospedam em casa de amigos. Os que já se estabeleceram cuidam de entrar na rotina da cidade e preparam o visual. Foi o que fez.
Foi o que fez a carioca Rosângela Magalhães, 30 anos, corretora de seguros, preparava o trançado. Ela deixou o Carnaval do Rio para correr atrás do Chiclete com Banana.

Clima de tranqüilidade predomina no Carnaval


O balanço que a Secretaria de Segurança Pública divulgou agora revela que o número de roubos no quarto dia de Carnaval caiu quase pela metade: foram 29 no mesmo dia de 2007 e 15 este ano.
No acumulado dos quatro dias a ocorrência também teve redução, saindo de 107 para 89 na festa deste ano. Da mesma forma que no último Carnaval, não houve nenhum homicídio nestes quatro dias de folia. O número de tentativas de homicídio caiu de 3 para zero, entre as 7h de domingo e 7 h de hoje. Nos quatro dias, a ocorrência de saiu de 4 para uma. O balanço confirma, ainda, a tendência verificada nos dias anteriores, de diminuição das ocorrências nos três circuitos do carnaval, a exemplo dos casos de lesão corporal, furto e detenções. No comparativo com 2007, os números indicam aumento do número de prisões em flagrante e das ocorrências de uso, porte e tráfico de drogas.
Para o governador Jaques Wagner, a redução da violência é o reflexo de um trabalho intenso da Secretaria de Segurança Pública. “Estamos com mais gente na rua, tecnologia e o resultado é este. Deus queira que até quarta-feira os números continuem os mesmos, com muita tranqüilidade, em paz, portanto eu só tenho a comemorar. A Bahia faz o melhor Carnaval”, afirmou.

O clima de tranqüilidade na folia de Salvador tem sido elogiado pelas autoridades que vieram à capital baiana para curtir o Carnaval. O Presidente do Senado, Garibaldi Filho, elogiou o trabalho do Estado. “Vejo que o que há aqui é Carnaval superando até mesmo a violência. É paz e amor e a certeza que o baiano tem de poder brincar o seu carnaval com tranqüilidade.


O governo do Estado não poderia deixar de receber os meus parabéns por isso”, afirmou.. Entre as autoridades baianas, o reconhecimento ao trabalho de planejamento para a festa também teve destaque. “A Bahia tem o melhor carnaval do mundo e este ano a violência está pequena, controlada. Baianos e turistas estão se divertindo com muita tranqüilidade”, declarou o senador Antônio Carlos Júnior.


Fonte:Agecom/Bahia

Guias do Carnaval já prestaram 10 mil atendimentos

Camila Paranhos, do ITAPOAN ON LINE

O turismo receptivo implantado pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa, cuja marca mais visível é a atuação dos Guias do Carnaval, já é um sucesso. Foram registrados 10 mil atendimentos nos primeiros três dias de folia, sendo 7.400 prestados pelos guias nas ruas, hotéis, aeroporto, rodoviária, porto, ferry-boat e terminal náutico, e 2.600 atendimentos pelo Call Center da Bahiatursa até às 7 horas da manhã deste domingo.

Os Guias do Carnaval do Call Center atendem pelo fone gratuito 0800-716622 os turistas em português, inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, japonês e até em guarani. Dos 2.600 atendimentos, 20% foram prestados a turistas estrangeiros. O coordenador geral do serviço Guias do Carnaval, Celso Zallio Cotrim, informa que está havendo um incremento de 30% a cada dia na solicitação de informações. “Até o momento o serviço Guias do Carnaval está correspondendo às nossas expectativas. Prevemos que nestes três últimos dias de folia ocorra um aumento diário de 50% na procura de informações”, diz Cotrim.
Fonte: Agecom / Ba

carnaval - HGE recebeu 47 casos nas últimas 24h

Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu, nestas últimas 24 horas, 47 casos relacionados ao carnaval. Entre os casos mas graves tiveram, vitimas com perfuração de faca, agressões físicas com traumatismos divwesos, principalmente faciais.

Salvador recebe meio milhão de visitantes no Carnaval

Salvador foi literalmente invadida por uma multidão de turistas. Pelos dados oficiais, 470 mil pessoas devem desembarcar na cidade até o fim do Carnaval. Mas a estimativa de quem trabalha no setor supera com folgas a marca de meio milhão de visitantes. A julgar pelo movimento no terminal de desembarque na manhã de ontem no aeroporto internacional de Salvador, as previsões correspondem à realidade.

Depois de um Carnaval prejudicado diretamente pela crise nos aeroportos em 2007, a antecipação da folia este ano e a regularização da malha aérea parecem ter liberado a demanda reprimida. Os cálculos da Associação Baiana dos Agentes de Viagem (Abav), segundo seu presidente, o coordenador do Carnaval, Pedro Costa, apontam um crescimento de 25% no fluxo de turistas durante o período momesco.

Leia mais

Rainha do Carnaval mostra a boa forma

O trono de rainha do carnaval foi disputado por 15 candidatas em 2008 e a estudante Vivian Guerreiro, moradora do bairro da Boca do Rio, em Salvador, conquistou a coroa.
O reinado é curto, dura apenas os seis dias de folia. Para não decepcionar os milhares de súditos que esperam por ela na avenida, a rainha capricha nos cuidados com o corpo.


O dia de Vivian começa cedo. Às 7h, o café real está servido: pão integral, ricota, aipim, tudo bem leve. O cardápio só muda quando tem banquete preparado pela rainha mãe, que cuida pessoalmente do cardápio da herdeira. A mãe coruja lembra que não é apenas no carnaval que a filha caçula recebe o tratamento de majestade.


A rainha tem 24 anos, 1,78m, 65 quilos. Hoje, ela é adorada por uma legião de súditos e tem um reino a seus pés. Quando o assunto é a dança, o ritmo não importa: pode ser axé, samba ou pagode. Na academia, Vívian monopoliza os olhares. Enquanto ela remexe, os homens preferem ficar parados.


Na praia, ela exibe o resultado de horas diárias de malhação e de uma vida saudável. Mas é bom os súditos não ficarem muito emoplgados porque a rainha tão desejada avisa que tem namorado.
*Fonte: Bahia Esporte (Acesse o site)

SET registra mais de 50 acidentes nas últimas 24h

A SET, Superintendência de Engenharia de Tráfego, registrou nas últimas 24 horas um total de 53 acidentes, com 12 feridos e nenhum registro de vítima fatal. Das 7h às 18h da sexta-feira de carnaval (1º), foram apreendidos 30 veículos e destes, 29 já foram liberados.

Já a Policia Rodoviária Estadual registrou, nas últimas horas, um total de 11 acidentes, com 01 ferido. A Polícia Rodoviária Federal, de acordo com a assessoria de imprensa, só deve divulgar os números da Operação Carnaval no próximo dia 7, quinta-feira, final da operação.

Acidente deixa três mortos na região de Ipirá

Três pessoas morreram em acidente entre um ônibus e duas motos, ontem (3) à noite, na BA-052, próximo à cidade de Ipirá. Uma das vítimas é uma criança que ainda não foi identificada pela polícia. De acordo com o Corpo de Bombeiros, também morreram no local, Edermival Avelino de Araújo e Roque Oliveira de Jesus.

O ônibus levava aproximadamente 46 pessoas. A Polícia Rodoviária Estadual ainda não tem detalhes sobre o acidente, ocorrido por volta das 22h. Os feridos foram socorridos por populares e encaminhados para o hospital.*Com informações da TV Subaé. Mais detalhes no jornal Bahia Meio Dia desta segunda-feira (4)