segunda-feira, 19 de maio de 2008

Máquinas “caça níqueis” apreendidas em Taperoá

Agentes do Serviço de Investigação (SI) da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia (5ª Coorpin) apreenderam hoje (19), no município de Taperoá, 17 máquinas “caça níqueis” instaladas em diversos bares do centro daquele município, no baixo sul do Estado. A operação policial atendeu à solicitação do Ministério Público local e contou com o apoio da 33ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

De acordo com a coordenadora em exercício da 5ª Coorpin, delegada Rosângela Oliveira Souza, as máquinas apreendidas foram encaminhadas ao Fórum de Taperoá e serão periciadas pelo Departamento de Polícia Técnica. A promotora de Justiça Márcia Didier Barbosa também participou da operação de combate à contravenção, que será estendida a outros municípios da região. Os proprietários dos estabelecimentos que exploravam “caça-níqueis” foram intimados a depor na Delegacia de Taperoá. Com base nas informações fornecidas por esses comerciantes, a polícia busca identificar os contraventores donos dos equipamentos apreendidos, que serão indiciados.

Morre em Salvador Dinha do Acarajé

Morreu em Salvador uma das mais famosas figuras do folclore baiano, conhecida não só no estado mas também pela grande maioria dos turistas, brasileiros e estrangeiros que já visitaram a capital baiana. Lindinalva de Assis, mais conhecida como Dinha do Acarajé, do movimentado tabuleiro no bairro do Rio Vermelho, fazia parte do cenário da Bahia.

Dinha completaria 57 anos no dia 20 deste mês. Aos 10 anos de idade, começou a fazer acarajé, ofício que aprendeu com a avó. Foram 46 anos vendendo o quitute mais famoso da Bahia e sempre no Largo de Santana, no Rio Vermelho.
De acordo com a família, há três anos ela começou a ter problemas de saúde, provocados pelo diabetes e hipertensão. Na semana passada foi internada no Hospital Aliança, onde chegou a ficar dois dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ela teve uma melhora e chegou a receber alta.
No velório da baiana de acarajé, no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador, os parentes contaram que ela chegou em casa nesta quinta-feira (15), às 14h. Estava contente em rever os filhos e netos depois de uma semana internada.
Às 23h, Dinha passou mal e foi levada para a emergência. Às 3h, ela teve uma parada cárdio-respiratória e não resistiu. O enterro da baiana será às 17h.