A Universidade Estadual de Feira de Santana oferece 2.200 isenções da taxa de inscrição do vestibular 2009.1, que acontece em janeiro. São 200 vagas a mais que a do último processo seletivo, favorecendo diretamente a estudantes de famílias de baixa renda. Os candidatos devem ficar atentos, pois a inscrição será feita exclusivamente pela internet, no portal www.uefs.br, entre as próximas segunda e sexta-feira, de 1º a 5 de setembro.
O número de isenções deverá ultrapassar às 2.200 previstas, já que os servidores efetivos da Uefs e das Instituições de Educação de Ensino Superior da Bahia (IES-BA) e seus dependentes têm o direto garantido.
Podem requerer a isenção os candidatos que cursaram as três séries do ensino médio ou equivalente (ou que cursaram as duas iniciais e estejam concluindo a terceira série), exclusivamente em estabelecimento da rede pública de ensino da Bahia, mantido pelos governos municipal, estadual ou federal.
A isenção também é destinada a quem estiver cursando o ensino médio através de exames supletivos, ou curso equivalente, em estabelecimento da rede pública e que comprove aprovação, até a data do pedido de isenção, em Português e Matemática. É vedada a isenção para quem possui nível superior ou esteja matriculado em qualquer instituição de ensino superior.
No portal da Uefs, o candidato deverá selecionar o link Processo Seletivo, clicar na opção Isenção, preencher e imprimir a ficha de inscrição.
O resultado será divulgado pela internet em 12 de setembro e a entrega dos documentos está prevista para o período de 15 a 18 de setembro. O resultado final será divulgada até 26 de setembro de 2008. Os candidatos devem ler a íntegra do edital de isenção da taxa, disponível na seção Processo Seletivo do portal www.uefs.br.
Assessoria de Comunicação/Uefs
terça-feira, 2 de setembro de 2008
Integração de vias mudará o transito de Feira de Santana
Um gigantesco canteiro de obras, que seguramente mudará o transito em Feira de Santana. Não no todo, lógico, porque outros viatudos serão ainda necessários, más os principais cruzamentos de nossa cidade estão com os dias contados. A Av. Eduardo Fróes da Mota circunda grande parte da nossa cidade, o centro e os bairros mais antigos de Feira estão dentro do anel de contorno, que está taualmente com um trânsito caótico e será mais tranquilo quando as obras dos tres viadutos forem concluídas. Mortes diversas já ocorreram nos cruzamentos da Avenida Contorno, como é popularmente chamada, com as avenidas Getúlio Vargas, João Durval, e Maria Quitéria.
A Princesa do Sertão terá assim duas histórias, antes e depois dessas obras, não temos dúvidas sobre isso. A população desta cidade será beneficiada com um trânsito mais ordeiro, como também os milhares de condutores e passageiros que usam as rodovias e avenidas do município apenas de passgem, serão também beneficiados.
Aa atual administração municiapal será lembrada pelo grande passo dado na urbanização viaária de Feira de Santana. O gigantesco canteiro, com diversas máquinas e dezenas de trabalhadores estão mudado a cara da cidade. Grande parte estrutura de concrto já está pronta, vão tomando forma os vão centrais dos viadutos, a parte de terraplanagem concluída a alguma tempo mostra a dimensão da obra, que teve milhões de metros cúbicos de terra removidos.
Pilares, vigas, colunas, sapatas, estão sendo erguidos diáriamente. Todos os dias vemos o avanço gradual da obra. Não é um serviço coberto com tapume e isso até alivia as reclamações do desvio ruim, porque as pessoas estão vendo que transtorno não será em vão.
Não sabemos quando serão concluídos os tres viadutos, porque o período chuvoso atrazou o cronograma das obras, possívelmente no fim do ano teremos uma cidade mudada.
Os desvios destoam da obra, porque não está tendo o cuidado e o respeito devido. Dezenas de milhares de veículos de todo porte, ônibus interestaduais, intermunicipais e urbanos, carretas pesadas, extra-pesadas, caminhões utilitários e por fim automóveis e motocicletas, passam nos desvio com dificuldades, com buracos poeira e em dias de chuva muita lama. Os condutores se irritam com a demora, que em um trecho de 300 metros demoram-se alguns segundo a mais, talvez 30 40 ou até um minuto. É a pressa exacerbada, porque o tempo gasto em nada mudará as vidas dessa pessoas. Más que estão precários, isso sim é um fato más no entanto não tira a grandiosidade da obra. De parabéns o Prfeito Municipal, José Ronaldo de Carvalho, que terá seu nome cravado na história da Princesa do Sertão.
A Princesa do Sertão terá assim duas histórias, antes e depois dessas obras, não temos dúvidas sobre isso. A população desta cidade será beneficiada com um trânsito mais ordeiro, como também os milhares de condutores e passageiros que usam as rodovias e avenidas do município apenas de passgem, serão também beneficiados.
Aa atual administração municiapal será lembrada pelo grande passo dado na urbanização viaária de Feira de Santana. O gigantesco canteiro, com diversas máquinas e dezenas de trabalhadores estão mudado a cara da cidade. Grande parte estrutura de concrto já está pronta, vão tomando forma os vão centrais dos viadutos, a parte de terraplanagem concluída a alguma tempo mostra a dimensão da obra, que teve milhões de metros cúbicos de terra removidos.
Pilares, vigas, colunas, sapatas, estão sendo erguidos diáriamente. Todos os dias vemos o avanço gradual da obra. Não é um serviço coberto com tapume e isso até alivia as reclamações do desvio ruim, porque as pessoas estão vendo que transtorno não será em vão.
Não sabemos quando serão concluídos os tres viadutos, porque o período chuvoso atrazou o cronograma das obras, possívelmente no fim do ano teremos uma cidade mudada.
Os desvios destoam da obra, porque não está tendo o cuidado e o respeito devido. Dezenas de milhares de veículos de todo porte, ônibus interestaduais, intermunicipais e urbanos, carretas pesadas, extra-pesadas, caminhões utilitários e por fim automóveis e motocicletas, passam nos desvio com dificuldades, com buracos poeira e em dias de chuva muita lama. Os condutores se irritam com a demora, que em um trecho de 300 metros demoram-se alguns segundo a mais, talvez 30 40 ou até um minuto. É a pressa exacerbada, porque o tempo gasto em nada mudará as vidas dessa pessoas. Más que estão precários, isso sim é um fato más no entanto não tira a grandiosidade da obra. De parabéns o Prfeito Municipal, José Ronaldo de Carvalho, que terá seu nome cravado na história da Princesa do Sertão.
PRF lança novo modelo de patrulhamento de estradas
Curitiba - Um novo modelo de policiamento nas estradas federais, as Unidades de Atendimento ao Cidadão (Unaci) foram lançadas hoje (1º), em Curitiba, pela Polícia Rodoviária Federal(PRF), com o objetivo de reduzir em 12% o número de acidentes de trânsito no país. No ano passado, foram registrados 122,8 mil acidentes nas rodovias federais.
O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e deve ser aplicado nos 61 mil quilômetros de rodovias sob responsabilidade da PRF em todo o Brasil.
Segundo o diretor-geral da PRF, inspetor Hélio Cardoso Derenne, a região metropolitana de Curitiba recebe a primeira etapa do projeto porque representa, em escala reduzida, toda variedade de traçados públicos das rodovias. “São 529 quilômetros num total de vinte municípios, beneficiando três milhões de habitantes. A partir de 2009, o modelo de patrulhamento será replicado no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais", informou.A idéia, segundo o inspetor, é tentar mudar a realidade de violência nas estradas, usando critérios científicos. “A fiscalização estará mais presente nas estradas. O cidadão brasileiro só respeita as regras quando enxerga a presença física do Estado", disse. "Estudos estatísticos vão permitir que a distribuição de viaturas e postos obedeça a padrões claros. O número de policiais em cada região também será estabelecido por fórmulas objetivas e equipes operacionais vão se especializar nas mais diversas áreas de atuação, dinamizando o trabalho na pista e maximizando resultados. O atendimento deverá ser feito em apenas alguns minutos", acrescentou.
Técnicos da Polícia Rodoviária Federal demoraram um ano para criar o modelo, a partir de estudo acadêmico da própria PRF, que durante seis anos observou parâmetros internacionais de policiamento, especialmente o modelo norte-americano.
Os policiais da ronda trabalharão em duplas, mas terão a garantia de apoio de outras viaturas e áreas especializadas sempre que a gravidade da ocorrência exigir maior aparato. Estão previstas também ações sociais nos municípios contemplados pelo projeto, com ênfase na educação de trânsito e saúde do motorista profissional.
Até agora, 300 policiais rodoviários federais voltaram para as salas de aula e receberam os mais variados cursos e capacitações.
Segundo o diretor-geral da PRF, os recursos para viabilizar o projeto são do Pronasci. “Um total de R$ 12 milhões para este ano e está prometido em torno de R$ 38 milhões para o ano que vem”, informou.
O projeto faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e deve ser aplicado nos 61 mil quilômetros de rodovias sob responsabilidade da PRF em todo o Brasil.
Segundo o diretor-geral da PRF, inspetor Hélio Cardoso Derenne, a região metropolitana de Curitiba recebe a primeira etapa do projeto porque representa, em escala reduzida, toda variedade de traçados públicos das rodovias. “São 529 quilômetros num total de vinte municípios, beneficiando três milhões de habitantes. A partir de 2009, o modelo de patrulhamento será replicado no Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco e Minas Gerais", informou.A idéia, segundo o inspetor, é tentar mudar a realidade de violência nas estradas, usando critérios científicos. “A fiscalização estará mais presente nas estradas. O cidadão brasileiro só respeita as regras quando enxerga a presença física do Estado", disse. "Estudos estatísticos vão permitir que a distribuição de viaturas e postos obedeça a padrões claros. O número de policiais em cada região também será estabelecido por fórmulas objetivas e equipes operacionais vão se especializar nas mais diversas áreas de atuação, dinamizando o trabalho na pista e maximizando resultados. O atendimento deverá ser feito em apenas alguns minutos", acrescentou.
Técnicos da Polícia Rodoviária Federal demoraram um ano para criar o modelo, a partir de estudo acadêmico da própria PRF, que durante seis anos observou parâmetros internacionais de policiamento, especialmente o modelo norte-americano.
Os policiais da ronda trabalharão em duplas, mas terão a garantia de apoio de outras viaturas e áreas especializadas sempre que a gravidade da ocorrência exigir maior aparato. Estão previstas também ações sociais nos municípios contemplados pelo projeto, com ênfase na educação de trânsito e saúde do motorista profissional.
Até agora, 300 policiais rodoviários federais voltaram para as salas de aula e receberam os mais variados cursos e capacitações.
Segundo o diretor-geral da PRF, os recursos para viabilizar o projeto são do Pronasci. “Um total de R$ 12 milhões para este ano e está prometido em torno de R$ 38 milhões para o ano que vem”, informou.
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