sexta-feira, 23 de maio de 2008

Familiares, amigos e autoridades homenageiam Jefferson Péres em velório

Familiares, amigos emocionados e autoridades dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) de Manaus e do Amazonas prestaram suas últimas homenagens ao senador Jefferson Péres (PDT-AM), 76 anos, que faleceu em sua residência na capital amazonense, no início da manhã desta sexta-feira (23), vítima de infarto fulminante.

O corpo de Jefferson Péres está sendo velado, desde as 14h30 (horário local), no Palácio Rio Negro, antiga sede do governo estadual. Mais de 500 admiradores e curiosos já passaram pelo velório, além de várias autoridades, como o prefeito de Manaus, Serafim Corrêa (PSB).
O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que era amigo pessoal de Jefferson Péres e viajou em sua companhia de Brasília a Manaus na última quarta-feira (21), contou à Agência Senado que, quando soube da notícia, pensou estar sonhando.
- Se o destino foi cruel levando Jefferson Péres, foi generoso deixando-o morrer em Manaus - comentou Arthur Virgílio, muito emocionado.

O líder do PSDB no Senado acrescentou ainda que o colega vai deixar "um buraco enorme" e que "não se faz um Jefferson Péres da noite para o dia".
Já o governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), afirmou que, com a morte de Jefferson, a classe política perde "uma grande referência ética".
- Ele fundou um novo estilo de oposição. Uma oposição crítica e severa. O Amazonas sente a dor da perda de um grande conselheiro - sustentou.

A ex-senadora Heloísa Helena, presidente do PSOL, também homenageou o parlamentar.
- Temos a obrigação de honrar a luta ética dele - sentenciou.
O primeiro suplente de Jefferson Péres, Jefferson Praia, que vai assumir a cadeira no Senado, permaneceu no velório durante a tarde e, chorando muito, expressou sua consternação pela morte do amigo.
O senador Jefferson Péres será enterrado neste sábado (24), às 16h, no cemitério São João Batista, em Manaus. Sua vaga no Senado Federal será ocupada pelo primeiro suplente, Jefferson Praia (PDT).
Raíssa Abreu / Agência Senado

Em Manaus e em Brasília, luto oficial e homenagens

O corpo de Jefferson Péres foi velado na sexta-feira, no Palácio Rio Negro, em Manaus. O governador Eduardo Braga (PMDB) decretou luto oficial de três dias no estado, assim como o presidente Lula já havia feito. O sepultamento deveria ocorrer somente na tarde de sábado, no Cemitério São João Batista, para que um dos três filhos do senador, Romulo Péres, chegasse dos Estados Unidos.Voto de pesar pela morte do colega foi aprovado pelo Plenário. Durante todo o dia, dezenas de mensagens eletrônicas foram enviadas ao Senado lamentando a morte do parlamentar e elogiando sua postura

Por que as pessoas usam o eufemismo para suavizar o que dizem?

Passar a mão em vez de roubar. Faltar com a verdade em vez de mentir. Malversação do dinheiro público, ou desvio de recursos públicos é comum se ouvir e isso deixa muita gente sem saber do que estão falndo: deveríamos dizer o prefeito ou o governador É LADRÃO. Afinal, porque todos não vão direto ao ponto? Quando o cara é um pobre coitado as coisas são faladas na lata , na bucha , agora quando a pessoa tem um pouquinho a mais , quando tem grana no negoócio , as coisa são "suavizadas". Exemplo: fulano estava num coquetel e bebeu tanto , até embriagar , agora para a pessoa comum e menos favorecida financeiramente diz-se que ele bbeu até cair e o cachorro lamber a boca. Participe desse fórum. Clique aqui.

Efraim: morte de Jefferson é notícia triste para todo o País

O 1º secretário do Senado Federal, Efraim Morais, disse, em Plenário na manhã desta sexta-feira (23), que a morte do senador Jefferson Péres (PDT-AM) é uma notícia triste para todo o País, não só para quem conviveu com o senador e para a família do parlamentar. Jefferson Péres teve um enfarte na manhã desta sexta, em Manaus.

- Perdemos um senador que foi dedicado ao Legislativo e que em 2011 concluiria o seu segundo mandato como senador. Era um símbolo desta Casa, um símbolo de ética. Combateu sempre em defesa da ética e decoro parlamentar - afirmou Efraim.
Efraim Morais destacou que a Casa perdeu em menos de dois anos quatro parlamentares - Ramez Tebet, Antonio Carlos Magalhães, Jonas Pinheiro e, agora, Jefferson Péres. O 1º secretário lembrou que Jefferson sabia ser amigo, mas também sabia ser crítico e não abria mão de suas posições. Comentou que ele foi um parlamentar que sempre lutou muito em defesa do Senado Federal.
- Nós todos perdemos um dos grandes defensores do Senado Federal. Jefferson Péres era polêmico, mas amava esta Casa. Ele sabia o que devia ser feito para que a Casa pudesse recuperar seu prestígio, sua imagem. Nós já sentimos saudades de Jefferson Péres - disse Efraim Morais.
Silvia Gomide / Agência Senado

Em nota, Lula diz que Jefferson Péres guiava-se pelo interesse público e pela defesa da democracia

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lamentou, em nota divulgada nesta sexta-feira (23), a morte do senador Jefferson Péres. Lula disse que Jefferson Péres sempre procurou guiar-se pelo interesse público e pela defesa da democracia. Eis a íntegra da nota:
"Recebi com tristeza a notícia do falecimento do senador Jefferson Péres e transmito à sua família meus sentimentos. Jefferson Péres foi um político que sempre pautou suas ações pela defesa intransigente da democracia e da ética. Sempre procurou guiar-se pelo que julgava ser o interesse público, mesmo nos momentos de divergências com o Governo. É uma grande perda para o Brasil, para a Amazônia e para o Senado brasileiro".
Denise Costa / Agência Senado

Jefferson Péres era conhecido por posturas éticas e posições firmes na política

Último pronunciamento - texto Áudio
Consagrado pelas urnas em outubro de 2002 com 543.158 votos, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) era conhecido no Senado e na vida política como um homem de posições firmes e decididas, cuja atuação parlamentar foi marcada também pela postura ética. Em atuações que revelam seu comportamento, dois episódios ocorridos no Congresso ganharam destaque: em maio de 2003, Jefferson renunciou ao cargo de integrante do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado por discordar do encaminhamento de questões ali discutidas. Posteriormente, em novembro de 2007, já de volta ao Conselho, conseguiu que aprovassem seu relatório pedindo a cassação do mandato do então presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro parlamentar, decisão que não foi seguida pelo Plenário da Casa.

Ao decidir deixar o Conselho, no primeiro episódio, Jefferson acusou "forças políticas poderosas de manobrar o órgão e transformá-lo em reposteiro para a impunidade". A decisão foi motivada devido ao envio de pedido de abertura de processo contra o então senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), falecido em 2007, pela Mesa do Senado diretamente ao Supremo Tribunal Federal (STF), o que, na opinião de Jefferson, faria do Conselho "um órgão meramente decorativo". O senador destacou-se ainda como relator, no Conselho de Ética, do processo que levou à cassação o ex-senador Luiz Estevão, em junho de 2000.

Filiado ao PDT desde 1999 e líder do partido no Senado, Jefferson manteve, recentemente, posição firme diante de uma questão polêmica: defendeu que o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) - o Paulinho da Força Sindical - se licenciasse do partido para poder se defender das acusações de participação em um suposto esquema de desvio de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Ao falar sobre a Amazônia em seu último pronunciamento em Plenário, no dia 21 deste mês, Jefferson disse que não tinha medo da cobiça internacional relativa à região, e, sim, da nacional, que envolve ações de pecuaristas e madeireiros. Essas duas categorias, segundo destacou, é que poderão levar a Amazônia ao que chamou de "holocausto ambiental". O parlamentar defendeu ainda o fortalecimento do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e dos centros de biotecnologia das universidades brasileiras, além de cobrar presença mais efetiva das Forças Armadas na região.

Em fevereiro de 2001, Jefferson lançou sua candidatura à presidência do Senado. Embora derrotado nesse pleito, manteve a defesa de uma ampla reforma político-partidária e eleitoral, afirmando que somente tais mudanças poderiam superar o que chamou de "inquietante divórcio entre representantes e representados".
- Mais cedo ou mais tarde os projetos de reforma política poderão eliminar os obstáculos para o surgimento de ideais e valores éticos e cívicos que sempre defendi ao longo de minha vida pública - afirmou.
Em agosto de 2006, o senador fez pronunciamento em Plenário para dizer que estava, mais uma vez, manifestando seu "profundo desalento com a vida pública do país". Disse que faltava ao Brasil "uma elite dirigente compromissada com a coisa pública" e que a crise de ética não é só da classe política, mas atinge grande parte da sociedade brasileira. Nesse mesmo discurso, Jefferson avisou que não se candidataria mais nas próximas eleições.
- Não quero mais viver a vida pública. Vou cumprir o mandato que o povo do Amazonas me deu, não vou me silenciar, mas não me candidatarei em 2010. [...] A classe política já apodreceu há muito tempo - sentenciou.
Advogado, casado e pai de três filhos, José Jefferson Carpinteiro Péres nasceu no dia 19 de março de 1932, em Manaus (AM). Fez pós-graduação em Ciência Política no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB) e em Administração Pública na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Exerceu cargos na Corregedoria-Geral da Justiça do Amazonas e no Tribunal de Justiça do estado, foi vereador em dois mandatos, a partir de 1988, e eleito senador pela primeira vez para o período de 1995 a 2003.
No Senado, foi titular das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e suplente das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e Educação, Cultura e Esporte (CE), entre outras. Foi ainda titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), na qual assumiu o cargo de vice-presidente, e titular da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) que investigou o trabalho de crianças e adolescentes no Brasil. Em outros grupos e comissões do Parlamento, o senador ajudou a reformar o Código Civil e o Poder Judiciário e a estudar as causas do desemprego e do subemprego no país. Destacou-se ainda como relator da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Entre seus trabalhos publicados destacam-se: Problemas econômicos da atualidade; Zona Franca, desenvolvimento e estagnação; Evolução de Manaus - como eu a vi ou sonhei; Partidos políticos na América Latina; e O modelo Zona Franca - uma economia de enclave.
O senador sempre se destacou, nos seu dois mandatos, por seus discursos sobre assuntos polêmicos e importantes na política nacional e internacional. Em 1998, por exemplo, falou em Plenário sobre a impotência do aparelho de segurança pública na repressão ao narcotráfico, a excessiva edição de medidas provisórias por parte do Executivo e a violação de direitos civis e políticos em Cuba. Manifestou-se contra a instituição de cotas raciais nas universidades e no serviço público em geral e defendeu a reforma tributária - muitos desses temas atuais até hoje.
No dia 15 de maio daquele ano, no entanto, Jefferson subiu à tribuna para falar de música, paixão e amor, lamentando a morte de Frank Sinatra: "O mundo amanheceu mais pobre com o desaparecimento daquele que talvez tenha sido o maior cantor popular da segunda metade deste século".
Jefferson também destacou que, diante da vida amorosa conturbada do ídolo, ficava a seguinte reflexão: "A intensidade do amor não pode ser medida pela fidelidade. Será mais amante aquele que amou uma mulher a vida inteira ou outros, como Sinatra, que amaram muitas, mas cada uma em seu devido momento?", questionou o senador, para, em seguida, manifestar sua tristeza "pelo desaparecimento da voz e o fechamento definitivo dos deep blue eyes".
Helena Daltro Pontual / Agência Senado

Jefferson Péres não tinha biótipo para sofrer ataque cardíaco, diz Mão Santa

O senador Jefferson Péres não tinha o biótipo de quem é considerado propenso a sofrer ataque cardíaco, disse o senador Mão Santa (PMDB-PI), que é médico, ao lamentar, na sessão plenária desta sexta-feira (23), a morte do senador pelo Amazonas. Ele era pequeno e magro elevava uma vida muito ativa, observou ainda.
Para Mão Santa, isso prova que, em Medicina, nunca nada é definitivo e que "Deus sabe o que faz". Clique - Vídeo.
Segundo Mão Santa, Jefferson era um homem firme em seus princípios e só fez o bem durante toda a sua vida. Era ainda, para ele, "um companheiro e um conselheiro". Ele lembrou ainda que, como governador do Piauí, condecorou Jefferson Péres com a comenda Grã-Cruz, a maior comenda oferecida pelo estado.- Que as nossas palavras cheguem aos céus e a Deus como uma prece, uma oração, um clamor: Ó meu Deus, receba Jefferson Péres - disse.
Iara Farias Borges / Agência Senado

Mesquita Júnior: morte de Jefferson Péres deixará uma lacuna na defesa da Amazônia

"É um momento muito triste para todos nós. Eu lamento profundamente a morte de um grande companheiro", afirmou o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), ao manifestar, na sessão desta sexta-feira (23), seu pesar pelo falecimento do senador Jefferson Péres (PDT-AM), ocorrido no início da manhã. Mesquita Júnior destacou a atuação do parlamentar pedetista em defesa da região Amazônica.
- Será muito difícil resgatarmos a importância que o senador Jefferson Péres tinha na defesa da Amazônia, e também na discussão de assuntos da maior relevância e expressão para o país. Essa é uma lacuna que talvez não venhamos a superar jamais - lamentou ele.
Mesquita Júnior se disse honrado por ter convivido com Jefferson Péres no Senado. Expressou seus votos de pesar à sua família e ressaltou as qualidades do senador pelo PDT.- Homem íntegro, probo, parlamentar sempre ouvido nesta Casa pelo que tinha de idéias e convicções - destacou Mesquita Júnior sobre Jefferson Péres.
Iara Guimarães Altafin / Agência Senado

Biografia

O Senador Jefferson Péres, representante do Estado do Amazonas, chegou ao Senado Federal na expectativa de contribuir para o desenvolvimento e crescimento não só da sua região como também de todo o país, através de um trabalho sério e constante.

Os meios de comunicação e a grande imprensa nacional têm destacado seu papel no cenário político brasileiro, como um dos mais expressivos exemplos de conduta inteligente, dinâmica, eficaz, descobrindo em Jefferson Péres um político que imprime seriedade e honestidade no desempenho de sua missão.

Seja na tribuna, seja em seu gabinete, o Senador Jefferson tem procurado estar sempre atento aos principais acontecimentos que acometem o país. Filiado ao PDT desde o inicio de 1999, encontrou no partido um campo aberto para a apresentação de suas idéias.

Inspirado na convicção de que "quem caminha com o povo nunca está sozinho", Jefferson Péres lançou sua candidatura à Presidência do Senado Federal, em fevereiro de 2001. Seu pleito foi aclamado por inúmeras manifestações de apoio (reportagens; discursos nas duas Casas do Congresso Nacional, nas Assembléias Legislativas de vários estados e nas Câmaras Municipais do Amazonas e de outras partes do País; telefonemas; telegramas; e-mails; e mensagens de fax de brasileiros de todas as classes, idades, credos, profissões e regiões).

Em retrospectiva histórica, as conseqüências últimas daquela disputa, que acabaria provocando a renúncia do presidente da Casa e de outros dois senadores, deram razão às palavras de Péres logo depois da contagem dos votos: "O desfecho da eleição, longe de se resumir a uma derrota do bloco oposicionista do Senado, marcou, isto sim, o fracasso da instituição em refletir as inquietações e os anseios gerais por dignidade na política; por transparência no relacionamento entre os poderes republicanos; por seriedade na tomada das grandes decisões de Estado; e, é claro, pela retificação da hoje melancólica imagem do Congresso Nacional perante a sociedade". Na mesma oportunidade, o senador alertou para o imperativo inadiável das reformas políticas, cujos projetos, já aprovados no Senado, ora tramitam na Câmara dos Deputados: "[Tenho] fé inabalável no lento, mas irresistível progresso dos projetos de reforma político-partidária e eleitoral, que, mais cedo ou mais tarde, superarão esse inquietante divórcio entre representantes e representados, eliminando os obstáculos subsistentes à ascensão dos ideais, princípios e valores éticos e cívicos que sempre defendi ao longo de minha vida pública".

As urnas de outubro de 2002 consagraram a reeleição de Jefferson Péres com 543.158 mil votos, num claro reconhecimento do povo do Amazonas pelos frutos de sua atuação parlamentar e produção legislativa.
Em 07 de maio de 2003, no cumprimento do dever de fidelidade à sua consciência, Péres renunciou a participar do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar por divergir de forças políticas poderosas que manobravam nos bastidores para transformar aquele órgão em "reposteiro para a impunidade", mais uma vez com profundo prejuízo para o conceito da Câmara Alta na opinião pública nacional.

Quase ao mesmo tempo, seus correligionários o escolheram líder da bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Senado.
No que diz respeito às reformas previdenciária e tributária, que se destacam na atual situação política nacional, Jefferson Péres desde sempre hipotecou seu firme apoio às reformas necessárias à modernização da economia, à moralização das finanças públicas, à realização da justiça social e à construção de um Estado enxuto, eficaz, previdente, capaz de distribuir paz e justiça, prover segurança pública, saúde, educação, saneamento e equilíbrio regional na medida certa do bem-estar dos brasileiros.

Na reforma da previdência do funcionalismo público, o senador luta contra o desconto dos servidores aposentados e daqueles tornados inativos por motivo de doença grave ou deficiência física e mental, lembrando que "na idade avançada ou na triste convivência com uma saúde precária, o cidadão, mais do que nunca, precisa de dinheiro para comprar remédios e pagar por tratamentos que o Poder Público não raro falha em fornecer".

Na reforma tributária, dois princípios o norteiam: a progressiva redução da carga de impostos e contribuições "que hoje sufocam o microempresário e reduzem a capacidade de nossa economia criar empregos"; e a defesa intransigente da Zona Franca de Manaus, "patrimônio de progresso material e integração social do povo amazonense, pivô da inserção da Amazônia Ocidental ao espaço geopolítico e geoeconômico da soberania brasileira".

Morre o senador Jefferson Péres

Faleceu às 6h30 desta manhã, em sua casa em Manaus vítima de um enfarto fulminante o líder do PDT no Senado, Jefferson Péres (PDT-AM), aos 76 anos. Professor, advogado, com longa carreira de vereador em Manaus, onde nasceu, Jefferson Péres ocupava vaga no Senado desde 1995. Exercia seu segundo mandato de senador.
O presidente do Senado, Garibaldi Alves, soube agora há pouco do falecimento do senador e está se dirigindo para o Senado neste momento.