quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Delegacia Digital já registrou dezenas de queixas

Dezenas de ocorrências já foram registradas na Delegacia Digital, que começou a funcionar nas primeiras horas da manhã de ontem(09), através do site da Secretaria da Segurança Pública (www.ssp.ba.gov.br) ou pelo endereço www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br. Com essa nova ferramenta a população pode registrar furto, inclusive de veículos, perda ou extravio de documentos e objetos, como também de desaparecimento de pessoas de forma mais ágil e simples.

“Além da comodidade para os cidadãos, a apuração da ocorrência será feita com mais rapidez. Esse novo sistema aliviará o atendimento nas delegacias, liberando os policias para diligências e atendimento ao público nos casos mais graves”, declarou o secretário de Segurança Pública, César Nunes, durante a apresentação da unidade eletrônica à imprensa, realizada no auditório na SSP, no Centro Administrativo da Bahia.

Nunes destacou que a SSP vem desenvolvendo ações nas áreas de tecnologia e telecomunicações para acelerar as operações policiais e dessa forma melhorar o serviço prestado. "Até o final do ano completaremos todas as instalações do sistema que permitirá a comunicação entre viaturas e unidades policias em qualquer ponto do Estado", anunciou.

Já o superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional, Egberto Lemos, responsável pela elaboração do sistema de registro das ocorrências, explicou que o processo é simples e que pode ser feito de qualquer município baiano, bastando apenas o usuário ter acesso à internet. A Delegacia Digital funcionará 24 horas, dispondo de cinco equipes, cada uma composta por um delegado e quatro agentes. Depois de efetuada a ocorrência, o cidadão recebe um correio eletrônico confirmando o registro, permitindo a impressão da Certidão de Registro de Ocorrência. O queixoso pode, inclusive, obter a 2ª via do documento, caso seja necessário.

Capturado outro envolvido em chacina

Em cumprimento a mandado de prisão temporária expedido pelo juiz corregedor do Tribunal de Justiça da Bahia, Cláudio Augusto Daltro de Freitas, policiais da Delegacia de Homicídios, com o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública, prenderam ontem(09), em Dias D’Avila, na Região Metropolitana de Salvador, Ronald Roberto Alencar Santos, “Roni”,21 anos. Ele foi reconhecido por testemunhas como um dos envolvidos na Chacina de Mussurunga, ocorrida em junho deste ano, quando sete pessoas foram mortas a tiros por um grupo de homens comandados pelo traficante de drogas Renildo dos Santos Nascimento, o “Aladin”, 26 anos, que também está preso. Capturado sem oferecer resistência, Ronald Santos foi levado para a DH, sendo interrogado pela delegada titular, Inalda Cavalcante, que comunicou a prisão do acusado ao juiz Álvaro de Freitas, da 2ª Vara Privativa do Júri, para onde foi encaminhado o inquérito que apurou a chacina.

Diligências
As peças do interrogatório de Ronald Santos serão anexadas ao inquérito, segundo informou Inalda Cavalcante, acrescentando que, agora, as diligências serão intensificadas no sentido de prender o último homem envolvido na chacina. Até agora nove pessoas já foram presas, entre elas “Aladin”, apontado como o mentor da chacina ocorrida em 7 de junho, em um bar localizado na Baixinha de Mussurunga.

De acordo com a delegada Gabriela Alves, da DH, “Aladin” era dono de pontos de venda de droga em Periperi, no subúrbio de Salvador, e no bairro de São Cristóvão do Aeroporto. A operação para a captura de Aladin resultou, também, nas prisões de vários membros de sua família, inclusive o padrasto Alex Santos do Sacramento, foragido do Presídio de Simões Filho, onde cumpria pena de nove anos por tráfico de drogas. “Aladin” foi preso na porta de sua casa, no bairro do Pero Vaz, quando entrava num táxi acompanhado de sua companheira, Jornânia Rossi da Silva, que carregava uma maleta com duas pistolas.
SSP

Ampliado combate a assaltos a ônibus

Nenhum assalto a ônibus foi registrado na capital entre a meia-noite de domingo e a manhã de ontem(09), graças às abordagens policiais nos ônibus e, principalmente, nos pontos de embarque de passageiros. As 89 prisões realizadas por policiais do Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) no último trimestre possibilitaram uma redução de assaltos em áreas que apresentavam um alto índice de ocorrências, como as avenidas Paralela, Garibaldi, Vasco da Gama, e Suburbana, além da Cidade Baixa e adjacências.

Trinta e seis armas de fogo (30 revólveres e seis pistolas) foram apreendidas em poder de assaltantes, entre junho e agosto, principalmente durante blitze em vias públicas de grande extensão e em campanas feitas em bairros periféricos.

Em Salvador, as ocorrências de roubo em coletivos reduziram 1,29% em agosto, segundo o Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep). Foram 230 casos contra 233 registrados em julho. Na Região Metropolitana, a queda foi de 37,50% (15 ocorrências contra 24). Como resultado do reforço das ações de combate aos roubos a ônibus, a capital registra, hoje, uma média diária de cinco ocorrências, contra os mais de 30 assaltos que aconteciam quase todos os dias antes do GERRC, grupo integrante da estrutura da Polícia Civil, e que atua nas ruas em parceira com a Rondesp, da Polícia Militar. Leia mais.

Mostra de Cultura 2008

A Mostra de Cultura da Escola Dr. Luiz da Costa Silva, que será realizada hoje e amanhã, conta com a participação de todos os alunos, professores e a direção da escola. Veja aqui.