sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Brasil: saiu o 2º ouro

A super atleta Maurren Maggi, de 32 anos, saltou 7,04 metros, fazendo assim a sua melhor marca este ano e conquistou a segunda medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim. Foi a primeira vez que uma mulher ganhou a medalha de ouro em esportes individuais para o Brasil.



A conquista significa uma volta por cima para a brasileira.
Em 2003, Maurren foi flagrada em exame antidoping porque usou um creme cicatrizante após um depilação a laser, com uma substância que é proibida para quem participa de competições esportivas oficiais.

Ela retornou os treinamentos em janeiro de 2006 e no ano passado foi campeã dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, com 6,84 metros. O melhor salto dela na carreira foi alcançada em 1999, 7,26m.

A russa Tatyana Lebedeva, campeã em Atenas-2004, ficou com a medalha de prata. E o bronze ficou com a nigeriana Blessing Okagbare.

A saltadora brasileira Maurren Higa Maggi nasceu na cidade paulista de São Carlos, no dia 25 de junho de 1976. Tornou-se o maior nome da história do atletismo feminino brasileiro ao ganhar a medalha de ouro na prova de salto em distância dos Jogos Olímpicos de Pequim de 2008, saltando 7,04m. Ela é recordista brasileira e sul-americana do salto em distância (7,26m) e bicampeã pan-americana em Winnipeg 1999 e Rio 2007 na mesma prova.

A prova das Olimpíadas de Pequim 2008 marcou também a conquista da 2ª medalha de ouro da equipe brasileira nos jogos, fato que colaborou para a melhora ao 26º lugar, até então, no quadro de medalhas. Maggi fez seus 7,04m no primeiro dos seis saltos. Foram exatos 22 passos até o salto da atleta no Ninho do Pássaro, China. Os três primeiros saltos eram classificatórios e eliminavam as quatro últimas de doze finalistas, dentre elas a brasileira Keila Costa, que demonstrou muito nervosismo na prova. Enfim, a competição continuou e Maurren mantinha sua marca inicial como a melhor, queimando todos os saltos seguintes. No quinto salto, Maurren fez 6,76m.

A russa Tatiana Lebedeva, campeã olímpica em Atenas e grande rival, parecia tranquila no início da prova. Fazia gestos irreverentes à câmera e mandou uma piscadela abaixo de seus óculos escuros. Com o salto de Maurren, a tranquilidade acabou. A atleta queimou muitos saltos e, em sua última chance, fez 7,03m, apenas um centímetro a menos que a brasileira, para a alegria de Maggi, da família, do técnico Nélio Moura e de todo o Brasil.

Maurren saiu para a volta olímpica com a bandeira brasileira e uma pequena bandeira chinesa. No pódio, foram necessários apenas alguns versos do hino nacional para ela chorar de emoção. Maurren Higa Maggi dedicou a vitória à filha, que assistiu a mãe do Brasil. "É pela Sophia que eu estou aqui. Tenho certeza de que Deus fez um caminho diferente, mas para dar tudo certo. E a minha preciosidade está em casa para me acompanhar nisso".

Ao final da prova, Maurren Maggi conversou ao vivo com a família através de um link da Rede Globo e se emocionou com a mensagem da filha que dizia amar bastante a mãe. Apesar do ouro, Sophia queria outra cor de medalha. "Mamãe, eu queria a de prata" - disse a menina.
Fonte: Wikipedia