Tradição e Alegria
A maior festa de São João da Bahia, e uma das maiores do Nordeste, acontece em Senhor do Bonfim. Na capital baiana do forró os festejos juninos atraem turistas de todo o país. Trata-se de um evento centenário, que reúne no mesmo local manifestações culturais, populares e grandes shows da música nordestina.
Com toda a sua grandiosidade, o São João de Bonfim preserva características tradicionais da festa, como trios de sanfoneiro, grupos nas ruas, bandas de pífanos (calumbis), alvoradas juninas, desfiles de carroças, grupos folclóricos, casamento de Maria e o famoso Show de Espadas. Durante a madrugada, as alvoradas juninas arrastam multidões pelas ruas. Outras grandes atrações são os grupos de dança, como o "Samba de Lata", tradicional quadrilha do distrito de Tijuaçu, uma comunidade de quilombo, já reconhecida pelo Ministério da Cultura, além do Pau de Fitas, de Quicé, e a Roda da Palmeira, do Alto da Maravilha.Um grande espetáculo de luzes toma conta da cidade no dia 23 de junho. É o "Show de Espadas", realizado em áreas reservadas de algumas ruas, onde só entra quem está preparado. Bonfinenses e turistas mais corajosos travam uma batalha luminosa, sem violência, em torno de grandes fogueiras. O show é uma grande manifestação de alegria, confraternização e beleza. Em algumas ruas, a iluminação é desativada, dando mais brilho ao evento, que nos últimos anos não tem registrado qualquer caso grave de ferimento. Mais de dez mil dúzias de espadas são produzidas para a ocasião.
O público acompanha das janelas ou varandas das casas e edifícios, sempre protegidos. O Show de Espadas só acontece em locais determinados, sendo proibida, por exemplo, no Arraiá da Tapera. As ruas permitidas são sinalizadas e, com a ajuda da Polícia Militar, é feito um bloqueio preventivo para veículos.
Fonte: Portal Bahia e Prefeitura de Senhor do Bonfim