quarta-feira, 22 de junho de 2011

Polícia Civil monta esquema especial

Autor: Ascom/PC
 A Polícia Civil montou um esquema especial de atendimento à população nos municípios baianos onde haverá festejos juninos. Mais de 170 servidores policiais, entre delegados, escrivães e investigadores, vão trabalhar em escalas extras em Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Amargosa, Jequié, Cachoeira e Senhor do Bonfim.

Em Salvador, o Departamento de Polícia do Interior (Depin), responsável por todo o planejamento, estará funcionando 24 horas, no edifício-sede da Polícia Civil, na Piedade, a partir desta terça-feira (21) até domingo (26). Em regime de plantão, equipes estarão acompanhando toda a movimentação nas delegacias do interior e prontas para um deslocamento onde haja necessidade de reforço.

Em quatro cidades (Santo Antônio de Jesus, Amargosa, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim), definidas como bases de operação da polícia neste São João, serão disponibilizados carros-presídios. Na próxima semana, quando se comemora São Pedro, será montado esquema semelhante.

Dicas de segurança

A adoção de algumas medidas simples de segurança, recomendadas pela Polícia Civil, pode inibir a ação dos ladrões que tentem invadir residências, cujos moradores vão viajar durante os festejos juninos. De acordo com o diretor do Departamento de Crimes contra o Patrimônio (DCCP), delegado Cleandro Pimenta, as pessoas devem ser discretas, no momento em que sairem de casa com as bagagens. Tal comportamento não chamará a atenção alheia, sobretudo de pessoas desconhecidas transitando pelas imediações.

“Para quem vai viajar de carro particular é recomendável arrumar as malas ainda dentro da garagem, evitando exposição na porta da residência”, orienta, ressaltando que se deve também solicitar aos  vizinhos  que acionem imediatamente a família em viagem, algum parente ou a polícia, caso seja notado algum movimento estranho no imóvel.

Pimenta recomenda aos viajantes que evitem situações ostensivas em áreas externas da casa, não demonstrando que o imóvel está fechado. Cadeado do lado de fora do portão ou da porta, luz acesa permanentemente e jornais ou revistas acumulados no acesso principal podem ser indícios de que  a família está ausente. “Procure trancar a porta com chave antes de sair, pois deixá-la apenas no trinco facilita a abertura por qualquer pessoa”.

Investir em segurança eletrônica é outro recurso importante para inibir a ação dos bandidos. O diretor do DCCP salienta ainda que a família pode ter o prejuízo patrimonial reduzido, em caso de arrombamento, providenciando, antes do embarque, a transferência do dinheiro guardado na residência para um banco e dos aparelhos eletroeletrônicos para a casa de parentes, amigos ou alguém de sua confiança. “O marginal se interessa por dinheiro, eletroeletrônicos, armas, jóias e outros objetos pequenos de valor fáceis de carregar”, pontua.

Também recomenda que o ambiente onde houve o  delito não seja  descaracterizado até a chegada da polícia, que deve ser acionada imediatamente após a confirmação do arrombamento. “Muitas vezes, os moradores reviram a casa para saber o que  foi  levado pelos ladrões e acabam dificultando a perícia policial”.