sexta-feira, 30 de maio de 2008

PRF adia greve, mas alguns policiais decidem cruzar os braços

Foto do comando de greve na Bahia
Texto abaixo da Agência Brasil
BRASÍLIA - Após uma reunião na quinta-feira, os policiais rodoviários federais decidiram suspender a greve que começaria durante esta madrugada. De acordo com a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), a categoria preferiu aguardar uma reunião com representantes do Ministério do Planejamento, prevista para esta sexta, para só então definir a posição da categoria. O ministério, no entanto, não confirmou o encontro.

Porém, mesmo com a determinação de aguardar as negociações desta sexta, alguns policiais decidiram parar as atividades. O posto policial da BR-040 - principal estrada que liga Brasília às Regiões Sul e Sudeste - estava fechado durante a manhã e com faixas, informando a greve da categoria.

O secretário da Comissão Nacional de Greve, Glaudevaldo Nunes Costa, ressaltou, no entanto, que a paralisação só acontecerá se não houver acordo na audiência.

- Decidimos, em reunião, essa posição - disse ele, que desconhecia a atitude dos policiais na BR-040.

As principais reivindicações dos policiais são a exigência de nível superior para ingresso na carreira, que precisa ser incluída no texto da Medida Provisória n.º 431 - editada em março -, e o reajuste salarial de 9% a 15%.

Segundo o presidente da FenaPRF, Gilson Dias da Silva, a Comissão Nacional de Greve adiou o início de qualquer manifestação, até o término da reunião com o Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva.

- A greve é a última instância de qualquer negociação e acreditamos que o governo está realmente sensível à questão.

Em relação ao reajuste salarial, Silva afirmou que está "praticamente pacificado", pois a previsão é de que o aumento comece a ser pago a partir de novembro.