domingo, 14 de novembro de 2010

Bahia de volta a elite

Capa do Jornal Massa.
Foto: Eduardo Martins - Jornal A Tarde.
Os jornais de hoje (14 de novembro) mostram a festa da torcida do Bahia, que volta a elite do futebol brasileiro. Não era prá menos, porque o time baiano amargou 07 anos fora da Série A, não obstante ter uma grande e apaixonada torcida.
O jogo da 36ª rodada foi contra a equipe da Portuguesa de Desportos, no Estádio Metropolitano de Pituaçu e o Tricolor de Aço venceu a Lusa por 3 a 0, com dois gols do atacante Adriano e um do zagueiro Nen, conseguindo a classificação matemática à primeira divisão.
Aos 05 minutos do primeiro tempo o Bahia abriu o placar com gol marcado pelo principal jogador do time: Adriano Michael Jackson, que recebeu lançamento de Ávine e tocou na saída de Wewerton.

Aos 25 minutos, uma cobrança de escanteio em favor do time baiano, e a bola sobrou nos pés de Adriano que aproveitou e chutou com força de fora da área. A bola desviou em Preto Costa e tirou o goleiro Wewerton da jogada. Gol do Bahia.
A Lusa só foi tentar reagir no segundo tempo, quando teve grande chance de gol logo no primeiro minuto: escanteio em favor do time paulista e cabeceada de Ademir Sopa, com excelente defesa de Omar.

Adriano, em noite espetacular ainda brilharia aos três minutos, quando invadiu a área em velocidade e foi deslocado por Preto Costa, sofrendo pênalti. Jael cobrou mal e Wewerton espalmou, perdendo a chance de aumentar a festa da torcida. Aí a Portuguesa começou a crescer no jogo, com chutes de Dodô, aos 8, e de Marco Antônio, aos 20 minutos.

O Bahia ainda marcou o terceiro gol, completando a festa aos 47 minutos do segundo tempo. Aos 47 do segundo tempo a festa foi completada: Ávine bateu cruzado de dentro da área, Wewerton não segurou, e Dinei aproveitando o rebote não desperdiçou, para a alegria dos tricolores.

A Lusa ainda reagiu más já era tarde e não evitou a festa nas ruas de Salvador.
FICHA SO JÔGO

Bahia 3 x 0 Portuguesa


Gols
Bahia: Adriano, aos 4 e aos 25minutos do primeiro tempo, e Nen, aos 47 do segundo.

Esquema Tático do Bahia
4-4-2
Omar; Ananias, Alison, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Marcone, Hélder e Morais; Adriano e Jael. Técnico: Márcio Araújo

Esquema Tático da Portuguesa
4-4-2
Weverton; Paulo Sérgio, Maurício, Preto Costa e Romano (Athirson); Ademir Sopa (Marcos Paulo), Glauber, Marco Antônio e Héverton; Fabinho e Dodô (Zé Carlos). Técnico: Sérgio Guedes

Cartões Amarelos
Bahia: Marcone e Alisson
Portuguesa: Preto Costa

Árbitro
Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)

Local
Estádio Pituaçu, em Salvador (BA)
Com informações da Gazeta Esportiva.