sábado, 18 de junho de 2011

Aprovação da Região Metropolitana de Feira de Santana

Uma sessão ordinária itinerante da Assembleia Legislativa da Bahia, realizada no Centro Cultural Amélio Amorim no dia 16 deste mes, contando com a presença de cerca de 2 mil pessoas entre lideranças municipais, estaduais e sociedade civil, criou a Região Metropolitana de Feira de Santana.  

O deputado estadual Marcelo Nilo falou na ocasião: “É uma oportunidade de potencializar as políticas do governo federal e estadual, fazer o planejamento ambiental, baixar as tarifas telefônicas e resolver o problema do transporte coletivo de forma macro, levando em consideração todos os municípios que fazem parte da região”, declara Galo que ainda avalia esses benefícios como fatores estruturantes para o desenvolvimento da região.

Ainda segundo o deputado, a aprovação do projeto de criação da RM de Feira de Santana representa uma vitória do povo baiano. “Aprovar a construção dessa metrópole é melhorar a vida do povo, desconcentrar riqueza e conduzir a população a uma vida nova”, finaliza.

RM de Feira de Santana
Inicialmente Feira de Santana, Amélia Rodrigues, Conceição de Feira, Conceição do Jacuípe, São Gonçalo dos Campos e Tanquinho serão os municípios que integrarão a Região Metropolitana de Feira de Santana, considerada como um importante pólo comercial e de serviço. Outras 10 cidades estão listadas na área de expansão e serão incluídas na RM conforme se enquadrem nos parâmetros estabelecidos pela Constituição Federal. Com informações da Assessoria 

Fonte: http://www.consuladosocial.com.br 

Assembleia Legislativa aprova criação da Região Metropolitana de Feira de Santana

Zé Neto destacou que esse é um momento ímpar na história da política do Estado e no desenvolvimento de Feira e região
 
Feira de Santana foi a primeira cidade a sediar, nesta quinta-feira (16), a ‘Assembleia Legislativa Itinerante da Bahia’, que consiste na realização de sessões ordinárias e extraordinárias pelo interior do estado. Durante a sessão, realizada no Centro de Cultura Amélio Amorim, os deputados aprovaram, com apenas um voto contra, do deputado Luciano Simões (PMDB), o projeto de Lei Complementar que cria a Região Metropolitana (RM) de Feira de Santana.

O Governo Estadual, de acordo com a justificativa anexada ao PL, busca o desenvolvimento socioeconômico integrado, equilibrado e sustentável, além da redução das desigualdades regionais nos seis municípios que inicialmente integrarão a RM: Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos.


Durante a sessão, Zé Neto concentrou esforços para aprovação do projeto e solicitou ao bloco independente e da oposição que fossem dispensadas as formalidades. A solicitação foi atendida e o líder do Governo destacou “que esse é um momento ímpar na história da democracia baiana e na história da política do Estado”, explica.


Zé Neto enfatizou que "o projeto começa com um Conselho com seis cidades, exigindo redução de tarifas de transporte, tarifa telefônica e programas do Governo Federal que podem ser atraídos com a criação da região metropolitana”.


“Se hoje essa Casa Legislativa consegue dialogar com os movimentos sociais é porque há o bom senso de saber a importância de ser Poder Legislativo e alcançarmos os interesses da sociedade. O projeto de criação da Região Metropolitana de Feira de Santana, discutida e aprovada nesta Casa, é o reflexo do compromisso que temos com essa região. São 16 cidades que compõe o projeto, sendo que seis serão as nucleares escolhidas com o critério de que tivesse ao menos de 50% de sua população urbana. Elas entrarão apenas no momento inicial já que todas as 16 estão compondo o projeto”, afirmou. O projeto aprovado segue para sansão do Governador Jaques Wagner.


O líder do Governo na Casa das Leis explica que a Assembleia Itinerante é uma maneira de viabilizar uma maior aproximação entre a sociedade e seus representantes ao promover o diálogo direto com a população e permiti-la conhecer de perto os processos legislativos.


Estiveram presentes à primeira Assembleia Itinerante estudantes, autoridades políticas e eclesiásticas, empresários, populares, os prefeitos Val de Maninho (Conceição da Feira), Toinho do PT (Amélia Rodrigues), Tarcízio Pimenta (Feira de Santana), vereadores, representantes dos movimentos sociais, o ex-deputado estadual e Secretário Nacional de Turismo, Colbert Martins, autor do projeto de criação da Região Metropolitana de Feira.


Após a aprovação do projeto, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, convidou sete personalidades de Feira de Santana para receber a medalha 2 de julho.



Copiado na íntegra, inclusive foto do site do dputado Zé Neto.