sábado, 18 de junho de 2011

Assembleia Legislativa aprova criação da Região Metropolitana de Feira de Santana

Zé Neto destacou que esse é um momento ímpar na história da política do Estado e no desenvolvimento de Feira e região
 
Feira de Santana foi a primeira cidade a sediar, nesta quinta-feira (16), a ‘Assembleia Legislativa Itinerante da Bahia’, que consiste na realização de sessões ordinárias e extraordinárias pelo interior do estado. Durante a sessão, realizada no Centro de Cultura Amélio Amorim, os deputados aprovaram, com apenas um voto contra, do deputado Luciano Simões (PMDB), o projeto de Lei Complementar que cria a Região Metropolitana (RM) de Feira de Santana.

O Governo Estadual, de acordo com a justificativa anexada ao PL, busca o desenvolvimento socioeconômico integrado, equilibrado e sustentável, além da redução das desigualdades regionais nos seis municípios que inicialmente integrarão a RM: Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Conceição da Feira, Amélia Rodrigues, Tanquinho e São Gonçalo dos Campos.


Durante a sessão, Zé Neto concentrou esforços para aprovação do projeto e solicitou ao bloco independente e da oposição que fossem dispensadas as formalidades. A solicitação foi atendida e o líder do Governo destacou “que esse é um momento ímpar na história da democracia baiana e na história da política do Estado”, explica.


Zé Neto enfatizou que "o projeto começa com um Conselho com seis cidades, exigindo redução de tarifas de transporte, tarifa telefônica e programas do Governo Federal que podem ser atraídos com a criação da região metropolitana”.


“Se hoje essa Casa Legislativa consegue dialogar com os movimentos sociais é porque há o bom senso de saber a importância de ser Poder Legislativo e alcançarmos os interesses da sociedade. O projeto de criação da Região Metropolitana de Feira de Santana, discutida e aprovada nesta Casa, é o reflexo do compromisso que temos com essa região. São 16 cidades que compõe o projeto, sendo que seis serão as nucleares escolhidas com o critério de que tivesse ao menos de 50% de sua população urbana. Elas entrarão apenas no momento inicial já que todas as 16 estão compondo o projeto”, afirmou. O projeto aprovado segue para sansão do Governador Jaques Wagner.


O líder do Governo na Casa das Leis explica que a Assembleia Itinerante é uma maneira de viabilizar uma maior aproximação entre a sociedade e seus representantes ao promover o diálogo direto com a população e permiti-la conhecer de perto os processos legislativos.


Estiveram presentes à primeira Assembleia Itinerante estudantes, autoridades políticas e eclesiásticas, empresários, populares, os prefeitos Val de Maninho (Conceição da Feira), Toinho do PT (Amélia Rodrigues), Tarcízio Pimenta (Feira de Santana), vereadores, representantes dos movimentos sociais, o ex-deputado estadual e Secretário Nacional de Turismo, Colbert Martins, autor do projeto de criação da Região Metropolitana de Feira.


Após a aprovação do projeto, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, convidou sete personalidades de Feira de Santana para receber a medalha 2 de julho.



Copiado na íntegra, inclusive foto do site do dputado Zé Neto.

Nenhum comentário: