Agora é o Lula lá... nos Estados Unidos! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito esta semana pela revista americana Time um dos líderes mais influentes do mundo. Lula está em um ranking de 25 nomes que tem o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama — que já havia dito que Lula era "o cara". Aqui no Brasil boa parte da mídia e da elite considerou o comentário como "uma piada" do presidente norte-americano. Puro preconceito, claro.
A revista, fundada em 1923 e que circula praticamente em todos os países, com tiragem de 4 milhões de exemplares, apresenta uma lista com os 100 nomes de pessoas mais influentes do mundo em diversas áreas — líderes da esfera pública e privada, heróis, artistas, pensadores, entre outros.
Lula já havia sido destacado pelo jornal inglês Financial Times como um dos 50 mais influentes do planeta e eleito no ano passado como o personagem do ano pelo jornal espanhol El País e pelo francês Le Monde.
Muita gente, claro, torce o nariz e não aceita que um ex-operário, com pouco estudo, consolide um governo com o maior índice de aprovação já visto no país e o que é pior, com grande destaque internacional.