sexta-feira, 30 de abril de 2010

Petrobras lidera ranking das marcas mais valiosas do Brasil

Marca está avaliada em R$ 19 bilhões

A Petrobras é a marca mais valiosa do Brasil na atualidade. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira pela empresa especializada em consultoria de marcas do Brasil, Brand Analítics.

A marca da estatal brasileira foi avaliada em R$ 19 bilhões. Este valor significa um aumento de 700% em relação ao ano passado.

É a primeira vez em quatro anos que o primeiro lugar do ranking é de uma empresa não-financeira.

Em segundo lugar ficou o Bradesco, seguido por Itaú e Banco do Brasil.

RÁDIO GAÚCHA

Vão ter que engolir

Agora é o Lula lá... nos Estados Unidos! O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito esta semana pela revista americana Time um dos líderes mais influentes do mundo. Lula está em um ranking de 25 nomes que tem o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama — que já havia dito que Lula era "o cara". Aqui no Brasil boa parte da mídia e da elite considerou o comentário como "uma piada" do presidente norte-americano. Puro preconceito, claro.

A revista, fundada em 1923 e que circula praticamente em todos os países, com tiragem de 4 milhões de exemplares, apresenta uma lista com os 100 nomes de pessoas mais influentes do mundo em diversas áreas — líderes da esfera pública e privada, heróis, artistas, pensadores, entre outros.

Lula já havia sido destacado pelo jornal inglês Financial Times como um dos 50 mais influentes do planeta e eleito no ano passado como o personagem do ano pelo jornal espanhol El País e pelo francês Le Monde.

Muita gente, claro, torce o nariz e não aceita que um ex-operário, com pouco estudo, consolide um governo com o maior índice de aprovação já visto no país e o que é pior, com grande destaque internacional.

Revista aponta Lula como um dos líderes mais influentes do mundo

Barack Obama e Bill Clinton também estão na lista da Time ao lado do presidente brasileiro


A revista norte-americana Time colocou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos líderes mais influentes do mundo. Em texto assinado pelo documentarista norte-americano Michael Moore, a Time qualifica Lula como "um filho legítimo da classe trabalhadora da América Latina" e lembra alguns aspectos de sua trajetória.

A reportagem da revista nota que Lula decidiu entrar na política após perder a esposa no oitavo mês de gravidez, junto com o bebê, por não ter como bancar "um serviço médico decente".

— Há uma lição aqui para os bilionários do mundo: deixem as pessoas terem um bom sistema de saúde, e elas darão muito menos trabalho para vocês — defendeu a Time.

— O que Lula quer para o Brasil é o que nós costumávamos chamar de Sonho Americano — afirmou Moore.

Outros políticos citados entre os líderes são o presidente americano Barack Obama, o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, e a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi. O ex-presidente dos EUA Bill Clinton aparece na categoria "Heróis" e é elogiado por seu papel como enviado da ONU no Haiti desde 2009.

Inicialmente, a impresa divulgou Lula como o líder mais influente devido ao "número um" ao lado do nome do presidente brasileiro — numerada de 1 a 25 e que não está em ordem alfabética. A revista, por meio de seu setor de de Relações Públicas, explicou que não há um ranking definido entre os líderes citados. A decisão de colocar Lula com o primeiro foi por "razões editoriais".

Entre os artistas, o topo ficou com as mulheres: a escolhida foi a cantora pop Lady Gaga. Em terceiro lugar ficou Kathryn Bigelow, ganhadora do Oscar de melhor filme e melhor direção, pelo filme Guerra ao Terror. Em seguida, aparece a apresentadora Oprah Winfrey. Entre os pensadores, o topo da lista ficou para a arquiteta iraquiana Zaha Hadid.