segunda-feira, 16 de maio de 2011

Benefícios para Tiquaruçu e Bonfim de Feira

Administradores foram recebidos pelo prefeito nesta manhã

Os serviços de aração de terras nos distritos de Matinha e Bonfim de Feira estão bem adiantados. A previsão é que no próximo dia 25 deste mês já estejam concluídos. Em Maria Quitéria, Ipuaçu e Tiquaruçu estão operando um total de 18 máquinas. Nos distritos de Jaíba e Humildes, a aração já foi totalmente concluída.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos está intervindo junto a empresa Tyronny Serviços Técnicos Ltda para a execução dos serviços. Segundo o secretário Ozeny Moraes vão ser disponibilizados mais dois tratores para o distrito de Tiquaruçu.

Os administradores de Bonfim de Feira, Gilson Reis, e de Tiquaruçu, Cinara Campos, foram recebidos pelo prefeito Tarcízio Pimenta e pelo secretário municipal, Ozeny Moraes, no Centro de Cultura Maestro Miro, no Muchila I.

O administrador de Bonfim de Feira solicitou ao Governo Municipal a reforma do Posto Policial e o apoio para a realização da festa do padroeiro do distrito, que acontece de 20 a 29 de maio. Já a representante da comunidade de Tiquaruçu apresentou ao prefeito a necessidade da reforma do mercado local.

Para atender as reivindicações, o prefeito Tarcízio Pimenta direcionou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, para inspecionar as instalações e realizar o levantamento das necessidades dos equipamentos.

Fonte: Secom/Fs

GGIM debaterá Toque de Acolher

Encontro será no auditório da Secretaria Municipal de Saúde

A aplicação do Toque de Acolher, instituído no município através da lei 260/2011, será uma das pautas de discussão do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no dia 25 deste mês. O edital de convocação para a reunião foi publicado em jornal de circulação local no último sábado (14). O encontro será no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, na avenida João Durval Carneiro, a partir das 9h.

Além do Toque de Acolher, também integram a pauta de discussão: o fortalecimento da estrutura de acolhimento para menores vítimas e/ou infratores em Feira de Santana; os Programas e Projetos de Prevenção à Violência em Atenção às Crianças, Adolescentes e Jovens; e o que ocorrer.

O convite é feito pelo coordenador geral do Gabinete, prefeito Tarcízio Pimenta, e estendido a todas as representações das instituições federais e estaduais agregadas.

Samu realizou 113 atendimentos

Demanda aumenta nos finais de semana

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou 113 atendimentos somente entre sábado (14) e domingo (15). A coordenadora do órgão em Feira de Santana, Maiza Macedo, observa que a demanda aumenta consideravelmente durante os finais de semana na cidade.

Além dos atendimentos, o SAMU registrou um grande número de orientações, através dos chamados feitos pelo 192. Em meio ao grande volume de solicitações, 28% dos telefonemas se caracterizaram como trotes. "Infelizmente são situações que ainda vêm ocorrendo e acabam atrasando o atendimento a quem realmente precisa", ressalta Maiza.

Durante os finais de semana o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atua com toda a sua frota, composta por seis ambulâncias, sendo cinco unidades básicas e uma Unidade de Suporte Avançado (USA).

Dirigentes de blocos avaliam Micareta 2011

Apresentadas sugestões para a festa do próximo ano


Os dirigentes dos principais blocos que participam da Micareta de Feira de Santana participaram de uma reunião na tarde desta segunda-feira(16) com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade, com o objetivo de fazer uma avaliação geral da festa. O encontro aconteceu na sala de Imprensa Arnold Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).
O secretario Euclides Arthur destacou que o objetivo é discutir os erros e acertos visando melhorar a festa em 2012. "A integração com todos que fazem a Micareta é importante, não somente com os blocos, para que tenhamos uma festa cada vez mais tranqüila, com visibilidade e assim atrair os patrocinadores", destacou.
Os dirigentes dos blocos elogiaram a organização do evento este ano, ressaltando que a maioria das mudanças feita na estrutura da festa foi extremamente positiva. Lourenço Oliveira, diretor do Bloco da Praça, disse que a Micareta 2011 foi uma das melhores dos últimos anos, especialmente pelo fato da Prefeitura ter assumido a contratação das grandes atrações que não foram trazidas pelos blocos.
"Foi um ressurgimento da festa para o folião pipoca, deixou a cidade bastante movimentada" observou. A diretora do bloco A Tribo, Patrícia Sangalo, ressaltou que  a Micareta foi valorizada pelas atrações de peso. "A Prefeitura conseguiu fazer a melhor festa dos últimos anos", frisou.
Durante a reunião também foram apresentadas sugestões para a festa do próximo ano. Uma das principais é acabar com o corredor da folia, deixando livre o canteiro central. Também estão sendo estudadas a colocação de faixa azul para o desfile dos blocos, padronização do comercio ambulante que trabalha na festa, e intensificação da iluminação no Circuito Maneca Ferreira.
Fonte: Secom/FS

Guarda Municipal recolhe mais 21 animais

Ação visa garantir a segurança de motoristas e transeuntes

A Operação Alazão, desencadeada pela Guarda Civil Municipal em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Centro de Controle de Zoonoses, recolheu, neste final de semana, 21 animais de grande porte em diversas ruas de Feira de Santana.  A ação visa garantir a segurança de motoristas e transeuntes, evitando acidentes em ruas e avenidas onde os criadores mantêm o hábito de soltar eqüinos e bovinos para se alimentarem.

Este ano, conforme dados da Guarda Civil Municipal, já foram recolhidos 290 animais. Os animais retirados das ruas são encaminhados para o Centro Municipal de Zoonoses, onde permanecem por um prazo de oito dias a espera de seus proprietários. "Caso o dono do animal não apareça para retirá-lo, o Centro de Zoonoses o encaminha para uma fazenda localizada em Santo Estevão", explica o comandante da Guarda Municipal, Marcus Alves.
 
Ainda segundo Marcus Vinícius, a entrega do animal ao seu proprietário é feita mediante pagamento de multa no valor de R$ 49. "O objetivo desta operação é preservar vidas. Então, solicitamos aos criadores quem mantenham seus animais presos", ressalta o comandante informando que a ação será executada também no período noturno.
 
A comunidade pode denunciar a presença de animais de grande porte soltos em vias públicas através do telefone (75) 8818-0518.

Fonte: Secom/FS

Sorteio de chaves do Minha Casa

Mais 224 unidades no Residencial Santo Antônio


Mais 167 famílias contempladas com unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida participaram do sorteio de chaves do Residencial Santo Antônio, localizado no bairro Mangabeira, na manhã desta segunda-feira (16), no Centro de Cultura Maestro Miro. Os beneficiados receberam um Termo de Vistoria para comparecer no empreendimento e conferir as instalações do imóvel.
Após a vistoria, o morador irá assinar o contrato com a Caixa Econômica Federal. O Residencial Santo Antônio possui ao todo 224 villages. No entanto, conforme a assistente social da Secretaria de Habitação, Elisângela Tartarani, 54 pessoas pré-selecionadas tiveram seus documentos reprovados pela avaliação da Caixa Econômica Federal ou terão que regularizar algum deles.
"Nesta última situação, os pré-selecionados serão novamente convocados a apresentar-se a Caixa Econômica e depois de uma segunda avaliação, se todos os documentos já estiverem regularizados, vão passar por um novo sorteio", observou. O sorteio foi conduzido pelo prefeito Tarcízio Pimenta, deputada estadual e primeira dama, Graça Pimenta, secretários municipais de Habitação e Regularização Fundiária, Gilberto Ruy Souza, e de Comunicação Social, Fabrício Almeida, além de representantes da Caixa Econômica Federal e o vereador Ewerton Carneiro.
A primeira sorteada, Marilene Maria Dias, 71 anos, falou da realização de conquistar a casa própria. "Agradeço a Deus por esta oportunidade. Vou passar a economizar R$ 200 por mês não pagando mais aluguel", contou ela, que morava no bairro Fraternidade. Outra contemplada, Maria Ribeiro Teixeira, 75 anos, mora com a família no bairro Campo do Gado.
"É o melhor que aconteceu em minha vida. Estou com grandes expectativas com a nova moradia. Não vejo a hora de receber as chaves", afirmou. Segundo o prefeito Tarcízio Pimenta, as unidades contribuem para diminuir o déficit habitacional no Município.  "Este é um momento muito importante para todos vocês. Muitas pessoas moravam em local impróprio, sem segurança e condições dignas de moradia. Esta realidade está sendo mudada", afirmou.
Em 2010, mais de 1.200 unidades habitacionais foram entregues. "Este sorteio representa a concretização do sonho de muitas famílias. Muitos aqui não têm condições de ter uma casa própria pagando preço pedido pelo mercado. Esta possibilidade está sendo concretizada com o Minha Casa, Minha Vida", ressaltou o secretário de Habitação. No próximo dia 23, será realizado mais um sorteio, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro, no Capuchinhos. Desta vez, serão 380 unidades do Residencial Santa Bárbara, também situado no bairro Mangabeira.
Fonte: Secom/FS

Combata a dengue

Combata a DENGUE