quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Preso promotor acusado de estupro e ameaças contra adolescente na BA

SÃO PAULO - O promotor de Justiça Marcos Antônio da Silva Gonzaga, condenado a mais de nove anos e meio de prisão por estuprar e ameaçar uma adolescente em Itaberada, na Chapada Diamantina, Bahia, foi preso no último dia 1º de fevereiro. A ação, divulgada nesta quinta-feira, foi realizada por policiais do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do Ministério Público do Estado no Centro de Abastecimento do município de Correntina.

Silva Gonzaga foi condenado em maio de 2006 e estava foragido há seis meses. Ele foi localizado por movimentações bancárias efetuadas em terminais do Bradesco. De acordo com o promotor de Justiça Paulo Gomes, coordenador do Gaeco, o banco passou a fornecer informações ao grupo depois que a Justiça ter requerido o rastreamento da conta bancária do promotor em agosto de 2007.

Os saques fora rastreados em agências de Maceió (AL) (Alagoas), Garanhuns (PE), Lauro de Freitas e Salvador (BA), mas nos últimos dias se concentraram nos municípios de Santa Maria da Vitória e Correntina. Policiais do Gaeco foram permaneceram um ano em Correntina antes de prender o promotor.

Silva Gonzaga, que tem contra ele uma ação civil de decretação de perda do cargo proposta pelo procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto em setembro último, não reagiu à prisão e foi encaminhado à Delegacia de Correntina. No mesmo dia, foi transferido para o 12º Batalhão da Polícia Militar, em Camaçari, onde se encontra.

O Ministério Público pretende agilizar, já nos próximos dias, a tramitação da ação civil que visa a sua expulsão dos quadros do órgão.

Nenhum comentário: