segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Conferência em Montreal reúne países para analisar situação do Haiti

Participam da reunião a administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, Helen Clark, o coordenador humanitário da ONU, John Holmes, além de outras autoridades, como o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.



Representantes das Nações Unidas estão reunidos nesta segunda-feira em Montreal, no Canadá, com ministros de 12 países, funcionários do Fundo Monetário Internacional, FMI, e outras agências da ONU para debater as doações de emergência e o futuro do Haiti, quase duas semanas após o terremoto.

O encontro, intitulado 'Amigos do Haiti', vai dar prioridade à coordenação humanitária na ilha caribenha após o tremor de terra que, segundo o governo do país, deixou 100 mil mortos e três milhões de pessoas afetadas.

Compromisso
Participam da reunião a administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, Helen Clark, o coordenador humanitário da ONU, John Holmes, o atual chefe da Missão no Haiti, Minustah, Edmond Mulet, além de outras autoridades, como o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim.

A administradora do Pnud, Helen Clark, declarou antes do encontro que é importante que exista um compromisso para financiar todos os aspectos do apelo humanitário lançado pelas Nações Unidas, incluindo os primeiros esforços de recuperação no país.

Ela também afirmou que o plano de reconstrução no Haiti deve incluir a capacidade do governo, infraestrutura pública e residências programadas para a gestão de risco de desastres.

Recursos
Os recursos devem ser destinados para a população mais afetada pela catástrofe.

O Pnud iniciou semana passada programa de pagamento de dinheiro para haitianos que ajudem nos esforços de recuperação do país, como retirada de entulho e reparos nas ruas.
Segundo a agência da ONU, seis mil pessoas já estariam sendo beneficiadas pela iniciativa.

Nenhum comentário: