sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fraude no crédito ambiental: dezoito pessoas já foram presas em operação na Bahia

Do Correio da Bahia
Ação foi foi iniciada após a descoberta de irregularidades na emissão de crédito de reposição florestal

Dezoito pessoas já foram presas na operação conjunta entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Ministério Público Estadual, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMARH), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o IBAMA, que está ocorrendo desde a madrugada desta sexta-feira (22), em onze cidades baianas. No total, são 29 mandados de prisão.

As cidades são Juazeiro, Jequié, Bom Jesus da Lapa, Barreiras, Riacho de Santana, Guanambi, Carinhanha, Coribe, Cocos, Vitória da Conquista e Salvador. A Operação foi iniciada após a descoberta de irregularidades na emissão de crédito de reposição florestal, um repasse dado pelas indústrias, que são obrigadas a manter um índice de sustentabilidade exigido pelo governo.

As prisões são para os envolvidos no esquema fraudulento nos diversos órgãos, produtores e comerciantes de carvão. Além dos mandados de prisão, a expectativa é que também sejam executados 34 mandados de busca e a apreensão de 50 caminhões.

A operação conta com cerca de 150 policiais civis, 25 promotores públicos, seis fiscais do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), além de homens da PRF e do IBAMA.

Nenhum comentário: