Exercendo a Cidadania e dando prova de meu amor aos semelhantes e ao meuPaís, ofereço estes 13 Mandamentos , torcendo para que a "guerra dotrânsito" tenha fim.
É a minha contribuição perto de completar 76 anos,em 25/2.
13 MANDAMENTOS
1º - Faça o seguro do veículo e esteja sempre com seus documentos e os docarro.
2º - Revise o veículo nas datas previstas e verifique se os equipamentosde uso obrigatório estão presentes.
3º - Coloque o cinto de segurança e determine que os demais ocupantes ofaçam. As crianças só devem viajar no banco traseiro.
4º - Só conduza o número permitido de passageiros e não inicie ou continuea viagem se as condições atmosféricas forem desfavoráveis.
5º - Não dirija olhando para trás ou para os lados. A sua atenção deveconcentrar-se na frente e nos retrovisores.
6º - Não ponha o braço para fora nem permita que o "carona" o faça."Proteja o cotovelo e evite um desmantelo".
7º - Não dirija se estiver com sono; pare a fim de dormir. Recorde-se:muitos sinistros são causados por motoristas carentes de repouso e desono.
8º - Não beba, por menor que seja a quantidade. O álcool altera osreflexos. Não engrosse a fileira dos "chumbados" que provocam milhares deacidentes por ano.
9º - Não jogue cigarros ou fósforos acesos pela janela. Há risco deincêndio no matagal. Ao perceber uma queimada, diminua a velocidade e nãopare a fim de evitar batidas.
10º - Dirigindo, não utilize o celular. A sua atenção será desviada epoderá acontecer um sinistro.
11º - Não fume ao volante. Além de poupar a sua saúde, existe o perigo docigarro cair no seu colo. O susto poderá levá-lo a largar a direção eprovocar um desastre.
12º - A sua velocidade deve ser a indicada para cada trecho a percorrer.Não corra em demasia, lembre-se que você não está na Fórmula 1. Fiquealerta às sinalizações vertical e horizontal.
13º - Não ultrapasse quando a faixa for contínua. Não passe mais de umveículo, nos locais permitidos. Grave esta advertência para os momentos deindecisão: "poupe vidas, não ultrapasse."
Obs.: 13 não é número de azar. É de sorte. Tenha cautela, bom senso, juízoe prove que você não é um homicida ou um suicida em potencial nestaestúpida "guerra do trânsito", que infelicita o nosso País.
Boa viagem. Deus o acompanhe.
Cid Mascarenhas (75 anos), aposentado do TRT, bacharel em Direito,escritor, cantor e nadador master.e-mail:cidmascarenhas@ig.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário