sábado, 9 de fevereiro de 2008

Aparelho informador de radares

Sistema informa os radares a motoristasLevar multas de radares escondidos é umasurpresa desagradável. Mas um aparelho dotamanho de um telefone celular- o Co-Piloto- é ogrande trunfo que os motoristas terão a partirde agora.

O equipamento não passa de um GPS, sema tela, que através do viva voz e do displayavisa ao condutor a proximidade do pardal e avelocidade da via. Detalhe: tudo perfeitamente legal.O acessório integra 70% da frota de veículos daCoréia do Sul, onde é produzido, e a redução nonúmero de multas e acidentes chega a mais de20%.

Por aqui, o produto foi lançamentoinicialmente em São Paulo, pela Ubibras econtabiliza mais de três mil unidades vendidaspor mês. No Rio, a expectativa é de ficar no mesmo nível.Segundo o diretor de Marketing, Fábio Olyntho, oCo-Piloto apresenta inúmeras vantagens, como omapeamento de todos os radares não só do Rio,mas de 26 outros municípios fluminenses.

Em SãoPaulo são 160 localidades. Além dos pardais, oequipamento fornece postos da Polícia,quebra-molas, curvas e até túneis. Tudo através do viva voz.- O motorista tem à disposição 25 diferentesinformações, e a cada 15 dias pode atualizá-laspela internet. O equipamento pode memorizar umponto que não conste do nosso sistema- explica.

Carro & Moto testou o acessório, que sai por R$849 (os seis primeiros meses são gratuitos,depois o usuário paga uma taxa semestral novalor de R$ 50), para avaliar o produto. Otrajeto incluiu ruas de Botafogo e o Aterro doFlamengo. Durante o circuito o aparelho mostrouseu valor. À proximidade de pardal com o carrode teste (um táxi) em velocidade acima dapermitida, uma voz e um aviso sonoro nos alertaram sobre o radar.

O melhor do teste foi mesmo quando o carroentrou na pista sentido Zona Norte do Aterro.Imediatamente, a voz feminina informou avelocidade máxima (70 km/h) e a proximidade deum radar. A existência de uma curva acentuada aesquerda traz novo aviso. A velocidade do carrosobe e no display é possível saber a velocidadereal que o veículo está desenvolvendo. Adiferença do que marca o velocímetro e oCo-Piloto em alguns momentos é de até trêsquilômetros.

Um alívio para quem está em uma estrada e tem que ficar atento ao radar da rodovia. É importante seguir algumas dicas:O aparelho não conta com mapas de ruas, como acontece com os GPS tradicionais.Não é um anti-radar. As informações sobre radares, quebra-molas eoutros entraves são dadas com antecedência, em média 150 metros.

O kit contém cabo USB para atualização, ímã para fixar o aparelho, que deve ficar preso na partesuperior do painel. Não há problema com sol. A conexão com satélite pode demorar alguns segundos. As atualizações de radares, lombadas são constantes.

Fonte: Jornal do Brasil
Última Atualização ( 29 de janeiro de 2008 )

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