sexta-feira, 11 de abril de 2008

Comissão quer votar tempo de direção de caminhoneiro

** O presidente da Comissão de Viação e Transportes, deputado Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO), prometeu hoje, ao abrir a parte vespertina do 8º Seminário do Transporte Rodoviário de Cargas, fazer todos os esforços para que o Plenário da Câmara aprove o Projeto de Lei 2660/96, do Executivo, que limita a quatro horas ininterruptas, prorrogáveis por mais uma, o tempo máximo de direção dos caminhoneiros.


De acordo com o projeto - que já tramita há doze anos e está pronto para ser votado pelo Plenário há dois -, após esse período de direção, entre quatro e cinco horas deverá haver um descanso obrigatório mínimo de trinta minutos. Em um dia, o caminhoneiro poderia dirigir no máximo por 13 horas - dois períodos de cinco e mais um período extra de três horas.

O objetivo, destacou Leréia, é garantir condições de segurança no trânsito e produtividade do transporte. O deputado ainda citou estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do *_Departamento Nacional de Trânsito_* (*_Denatran_*), que estima o custo dos acidentes de trânsito nas estradas em R$ 24,6 bilhões por ano.

Nenhum comentário: