sexta-feira, 11 de abril de 2008

Overdose

* *
Cerca de 30% dos caminhoneiros de Rondônia trabalham sob efeito de estimulantes químicos, principalmente cocaína. É a conclusão de pesquisa realizada pelo Ministério Público do Trabalho estadual, divulgada hoje pelo procurador Paulo Douglas Almeida de Moraes, durante o 8º Seminário do Transporte Rodoviário de Cargas. Segundo Moraes, exames de urina revelaram que 15% dos caminhoneiros que trafegam pelas estradas de Rondônia estão em estado de pré-overdose.

Para o procurador, esses números mostram ser preciso regular tanto o tempo máximo de direção como a jornada de trabalho. Entre janeiro e outubro do ano passado, informou, foram 103 mil acidentes nas estradas do País, dos quais 36 mil (cerca de 35%) com caminhões, e quase 6 mil mortes, das quais 2.600 (cerca de 45%) envolvendo caminhões.

Paulo Douglas Moraes criticou a demora do Congresso Nacional em aprovar regras para o trabalho dos caminhoneiros e explicou que foi essa omissão que levou o Ministério Público a ingressar na Justiça com uma ação civil pública para forçar uma regulamentação. "Como não temos resposta do Legislativo, procuramos o Judiciário", explicou.

Nenhum comentário: