Os aparelhos podem dizer se a loja da esquina é mais barata ou acordar você da soneca no ônibus. Mas também rastreia todos os seus passos.
É de manhã e você está a caminho do trabalho. Hoje é um dia de sorte, você conseguiu um lugar para sentar no ônibus. Com o sacolejo, os olhos vão fechando e... aumenta o risco de você perder o ponto. Aí você pega o celular, abre um programa e acerta um alarme para tocar 1 quilômetro antes de sua parada. Quando você entra no escritório, seu celular muda automaticamente do toque espalhafatoso para um barulhinho suave, mais condizente com o ambiente de trabalho. Esses dois serviços existem em vários lugares do mundo. E devem chegar logo ao Brasil.
Eles fazem parte de uma onda de programas criados para os celulares com o intuito de facilitar nossa vida (confira os melhores exemplos no quadro abaixo). Em comum, esses programas exploram usos alternativos da função de localização por GPS. Eles estão surgindo graças à popularização do GPS nos telefones. A localização por satélite tem se tornado um item de série em aparelhos top de linha, como os smartphones. Só o iPhone 3G vendeu quase 14 milhões de aparelhos em 2008. Nos próximos anos, deverá estar nos modelos mais populares.
A distribuição dos programas que permitem personalizar o celular também deverá melhorar muito. Até o fim do ano, a Nokia, a Microsoft e a RIM (que faz o BlackBerry) vão abrir lojas virtuais de softwares para celulares. Isso incentiva os desenvolvedores de programas a adaptar seus produtos para os sistemas mais populares, como o Symbian (usado pela Nokia), que tem 47% do mercado, e o Windows Mobile.
Fonte: Época Online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário