quinta-feira, 14 de julho de 2011

A China fechou 1,3 milhão de sites em 2010

A Academia Chinesa de Ciências Sociais (CASS, sigla em inglês) disse que havia 41% menos sites no final de 2010 do que no ano anterior. As autoridades chinesas reforçaram a regulamentação sobre a internet nos últimos anos, e lançaram uma grande ofensiva em sites de pornografia.
Um pesquisador da Academia disse que não havia nenhuma ligação, insistindo que a China tinha um “elevado nível de liberdade de expressão on-line””. Liu Ruisheng, disse que, apesar da diminuição do número de sites, o número de páginas da web aumentou para 60 bilhões durante 2010 – um crescimento de 79% sobre o ano anterior.
“Isso indica que nosso conteúdo é cada vez mais forte, enquanto nossa supervisão está ficando mais rigorosa e regulamentada”, disse ele.
Ativistas pelos direitos civis têm por muito tempo criticado contra a censura da web na China, que impõem controles conhecido como o “Grande Firewall da China”. Um número de populares websites são rotineiramente bloqueados no país, como Facebook, Youtube e Twitter.
Informações: BBC News

Nenhum comentário: