quinta-feira, 7 de julho de 2011

Reunião discute ações contra o crack na Bahia

Autor: Secom
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta terça-feira (5), em Brasília, em reunião com o governador Jaques Wagner e os secretários baianos da Segurança Pública, Maurício Barbosa, de Justiça Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Sena, de Saúde, Jorge Solla, e de Desenvolvimento Social, Carlos Brasileiro, que vai intensificar os programas de combate às drogas e quer um cronograma de ações conjuntas entre União e Estado para o mês de agosto.

O encontro, que contou também com a presença dos ministros da Justiça, Eduardo Cardozo, e do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Tereza Campelo, discutiu políticas públicas e propostas para o combate ao crack e outras drogas. O ministro Padilha pretende, até o final do mês, lançar o aprimoramento do plano de combate ao crack e implementar ações de fortalecimento do que está sendo aplicado no estado, a partir dos dados do mapeamento das cenas de uso do crack no país.

O objetivo é coordenar ações entre os governos federal, estadual e municipal, integrar políticas públicas, além de estimular a participação da sociedade civil e organizações não governamentais. Uma outra meta: é que o combate e repressão ao tráfico seja um independente do trabalho feito om os usuários.
A secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina do Carmo Arruda, afirmou que a Bahia é o estado que mais trabalhou e avançou nas ações contra o crack, obtendo as melhores atuações nos consultórios de rua, com abordagem e atendimento ao usuário nos locais de consumo de drogas.

O governador Jaques Wagner falou da importância do trabalho que o Governo do Estado está realizando e do empenho em resgatar o Centro Histórico de Salvador. Mostrou ainda preocupação com os índices de reincidência entre os usuários que começam o tratamento e anunciou que uma série de elementos deve ser pensada para um maior sucesso dos programas.

Maurício Barbosa, secretário da Segurança, observou que o crescimento da oferta das drogas é um agente dificultador no combate ao tráfico, ressaltando que “campanhas educativas contra o consumo também ajudariam no trabalho contra o crack”.

Almiro Sena entende que a solução é diversificar os tratamentos e assegura que a Bahia deu um passo importante com a criação da Superintendência de Atendimento ao Usuário de Drogas, vinculada à SJCDH. Na área da Saúde, o secretário Solla quer prioridade de investimentos, perspectiva de novos equipamentos, busca de parcerias com as universidades baianas para cursos de especialização em dependência química e financiamentos para as unidades terapêuticas.

Ao final da reunião, ministros e secretários concordaram em organizar uma agenda bilateral, para definir a expansão da rede de atendimento ao usuário de drogas e apresentação de propostas, ainda este mês, para intensificação das ações já realizadas pelo Estad

Nenhum comentário: