segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

25 candidatos eliminados do vestibular da UEFS


Apesar das recomendações publicadas em edital, da divulgação através de cartazes e da orientação de fiscais, 25 candidatos foram eliminados do vestibular 2008.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana, nestes dois primeiros dias de provas, devido ao uso de aparelhos eletrônicos. A maioria portava telefones celulares, mas alguns levaram no bolso outros aparelhos como MP3 e até agendas telefônicas.


As infrações foram constatadas através de detector de metal no momento em que se dirigiam ao sanitário. O pró-reitor de Ensino de Graduação, Rubens Pereira, comentou sobre a possibilidade de distração dos candidatos, quanto ao porte dos aparelhos. Mas, lembrou que a proibição é prevista em edital, bem como a conseqüente eliminação do processo. Por isso, adverte aos candidatos para que não portem tais aparelhos, nesta terça-feira, último dia de provas, sob o risco de novas eliminações.

Os fiscais, antes do início da prova, orientam aos candidatos que, caso estejam portando aparelhos eletrônicos, desliguem-no, retirem a bateria e os coloquem embaixo da carteira. “Infelizmente, alguns insistem na ilegalidade e acabam por ser eliminados”, lamentou Rubens Pereira.

Nesta terça-feira, segundo dia de provas, Matemática, mais uma vez, foi considerada a prova mais difícil por muitos candidatos. Para Adriela Gomes Santos, 16, inscrita no curso de Enfermagem, “as questões de Matemática foram muito complicadas. A prova exigiu muito da atenção”.

Para o candidato Clessiano Souza, 22, que busca uma vaga no curso de Odontologia, as provas aplicadas no primeiro dia do vestibular foram mais fáceis, principalmente a de Redação. Sobre a prova de Matemática, Clessiano afirmou que “a ansiedade fez esquecer as fórmulas e o nervosismo impediu a concentração”.

As demais provas de hoje, História e Geografia, abordaram temas em pauta nos meios de comunicação, como a transposição do Rio São Francisco. As duas disciplinas também exigiram dos candidatos conhecimentos sobre a cidade de Feira de Santana, com questionamentos sobre o clima do município. História tratou de assuntos sobre a emancipação política da cidade.

O índice de abstenção nos dois primeiros dias de provas do vestibular da Uefs, foi de 16,9%, o equivalente a 2.386 candidatos do total de 14.119 inscritos. Esta abstenção está dentro da expectativa, conforme o coordenador de Seleção e Admissão, Márcio Campos, em função de outras instituições de ensino superior já terem realizado a seleção e divulgado o resultado. Nesta terça-feira, último dia do vestibular, serão aplicadas as provas de Física, Química e Biologia.

Assessoria de Comunicação/Uefs

Feira de Santana, 28 de janeiro de 2008

Nenhum comentário: