segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Empresas buscam cada vez mais a facilidade do recrutamento online

Por Bárbara de Aquino

Os sites de empregos recebem cada vez mais currículos de pessoas a procura de um novo emprego. A maior parte dos estudos recentes mostram que a cada ano cresce a porcentagem de internautas que acessam a rede em busca de oportunidades.

Os meios tradicionais de recrutamento ainda são os principais captadores, porém grande parte das empresas brasileiras também anuncia suas vagas em sites de empregos como forma de atingir um número maior de pessoas e assim aumentar o número de currículos e de oportunidades de encontrar um profissional mais qualificado.

Algumas empresas já abandonaram os meios tradicionais de recrutamento e passaram a contratar apenas pelo método on line. "Hoje em dia se avolumou a quantidade de pessoas que buscam uma nova oportunidade utilizando os recursos disponibilizados na internet o que agiliza o processo e propicia uma vantagem nas análises dos currículos" - comentou Davi de Aquino, consultor de recursos humanos e sócio-diretor da empresa RH WAY.

Além de encaminhar os currículos muitos sites possuem um sistema de triagem que seleciona apenas os candidatos que possuem as qualidades que a vaga exige, facilitando ainda mais o trabalho do contratante.

As empresas podem contar também com o sigilo, pois geralmente as vagas são anunciadas sem identificação, apenas com a descrição da vaga, assim podem evitar constrangimentos com os funcionários atuais e evitar superlotação de currículos nas empresas de grande porte e a falta nas de pequeno porte.

Os candidatos também são beneficiados pelos métodos online, pois poderão ser visto por um número maior de empresas do que nos métodos tradicionais.

Nenhum comentário: