terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Festa de Iemanjá - dia 2 de fevereiro

Foto:Blog do G.Mancini

A Festa de Iemanjá do dia 2 de fevereiro é uma das mais populares do ano, atrai às praias do bairro Rio Vermelho, em Salvador, uma multidão imensa de fiéis e admiradores.

Iemanjá é frequentemente representada sob a foma latinizada de uma sereia, com longos cabelos soltos ao vento. Chamam-na também de Dona Janaína ou Rainha do Mar.

A festa de Iemanjá é uma oferenda prestada a mãe dos orixás no culto da Umbanda. A sua comemoração atrai pessoas de toda a parte e mensageiros do mundo espiritual que, prestigiando a homenageada, incorporam em seres humanos. A festa é realizada na praia do Rio vermelho, na cidade de Salvador, Bahia. É um símbolo de grande expressão da cultura do povo baiano.

Yemanjá na Umbanda(culto afro-brasileiro proveniente do candomblé) é reconhecida como a mãe dos orixás, ao lado de Oxalá o pai dos orixás. Reconhecida como a Rainha das águas é muito vaidosa e gosta de receber presentes (espelho, pente, bracelete, coroa, perfume e flores). Mulher do rabo de peixe, sereia metade mulher metade peixe é muito respeitada pelos pescadores que a têm como sua protetora, ao lado de Nossa Senhora de Santana a santa católica padroeira dos pescadores.

As homenagens à mãe das águas ocorrem em duas datas: 31 de dezembro (último dia do ano) e no dia 02 de fevereiro. No dia 31 de dezembro (reveillon) Yemanjá junto com seus filhos orixás recebem presentes de seus devotos que lhes agradecem as conquistas do ano que findou e fazem novos pedidos para o ano vindouro.

No dia 02 de fevereiro, data oficial de Yemanjá, os presentes e os pedidos são direcionados somente a ela. Os presentes são colocados em cestos de palha junto com pedidos escritos em forma de bilhete para que sejam entregues no mar.

Nenhum comentário: