quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

PM apresenta plano de policiamento para o Carnaval

Ascom/SSP
A Polícia Militar apresentou ontem (23), nas dependências do Hotel da Bahia, no Campo Grande, o esquema de policiamento para o Carnaval 2008, trazendo como novidade a “Operação Folia em Paz”, cujo objetivo é garantir a segurança dos foliões no deslocamento do circuito da festa para suas residências. A apresentação do plano, que contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Jorge Santana, e do delegado-chefe da Polícia Civil, João Laranjeira, começou com a encenação de uma peça teatral sobre a violência sexual infanto-juvenil e a venda de bebida alcoólica para crianças e adolescentes.

Para garantir a segurança de baianos e turistas durante a maior festa popular da Bahia, a Polícia Militar, num trabalho integrado com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e demais órgãos que compõem o Sistema Estadual de Segurança Pública, vai empregar um efetivo de 17.134 homens, sendo 11.678 no circuito do Carnaval, que será monitorado por 68 câmaras, 12 das quais no Pelourinho.

O secretário Paulo Bezerra destacou o plano operacional da PM, afirmando que “o trabalho que vem sendo desenvolvido é de excelência, inclusive elogiado por organizações policiais de outros países”. Bezerra disse ainda que as ações de prevenção à criminalidade, intensificada durante o período do Carnaval, começam com o levantamento e a análise da mancha do crime “e que a partir daí, é feito o planejamento de operações de caráter preventivo”.

No geral, o plano da PM para o Carnaval deste ano objetiva, segundo enfatizou o comandante da corporação, coronel Antônio Jorge Santana, promover a tranqüilidade da população, “antecipando à ação de marginais e inibindo a entrada de pessoas com arma de fogo no circuito da festa, através de detectores de metais”.

Folia e Paz

O esquema de policiamento do Carnaval deste ano começa a funcionar a partir das 9 horas do dia 31, com a montagem das barreiras de trânsito nas áreas que margeiam o circuito. Considerado um dos pontos críticos do Carnaval de 2007, a volta do folião para casa deverá acontecer com mais segurança. Para isso, foi criada a “Operação Folia e Paz”, que prevê a divisão da cidade em quatro eixos, proporcionando maior eficácia do policiamento ostensivo nos corredores de tráfego.

O Pelotão de Grupamento Aéreo (GRAER) da PM vai atuar, pela segunda vez, na folia de Salvador com dois helicópteros e dois planadores, que também se integrarão nas ações da “Operação Folia e Paz”. A comunicação entre os integrantes das patrulhas de plantão será feita por meio de rádio, com tecnologia GPS, e celulares. As reuniões de avaliação para ajuste de conduta, envolvendo as instituições participantes do esquema, acontecerão diariamente, durante o Carnaval, às 10 horas, no Quartel do Comando-Geral da PM, nos Aflitos.

Nenhum comentário: